Autor(es):
Caixinha, Hélder José Marques
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1703
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão da informação; E-learning; Ensino à distância; Internet
Descrição
Cada vez mais as instituições de ensino e formação, optam pela
disponibilização de ambientes de e-Learning, como ambientes suportados na
Web para a mediação electrónica dos seus processos de ensino e
aprendizagem. Estes últimos fazem uso de um elevado número de conteúdos
cuja gestão coloca desafios adicionais a todos os envolvidos. No contexto das
instituições de ensino superior, a gestão dos seus conteúdos pedagógicos é
influenciada pelas múltiplas realidades em que esta se processa, fruto da
autonomia e do isolamento, em que muitos desses envolvidos actuam.
No seio das instituições e dos seus ambientes de e-Learning, é fundamental a
definição dum modelo transversal para a gestão de conteúdos pedagógicos.
Um modelo que proponha para os conteúdos, um novo ciclo de vida,
organizado em etapas com os seus processos, intervenientes e tecnologias
subjacentes.
O presente trabalho teve por objectivos: caracterizar a actual gestão de
conteúdos pedagógicos no ambiente de e-Learning da Universidade de Aveiro
(UA), contribuir para um modelo para essa gestão e para adequar a acção da
Unidade Operacional para o e-Learning (UOe-L) no suporte a essa gestão de
conteúdos.
Partindo duma revisão bibliográfica e da análise do contexto institucional, que
se consubstanciaram na definição dum referencial, foi realizada uma recolha
de dados através de múltiplos instrumentos: uma análise documental, vários
questionários e a observação dos sítios na plataforma e dos conteúdos aí
existentes. O referencial utilizado baseou-se na sistematização de aspectos
referenciados por Ann Rockley e na decomposição do ciclo de vida dos
conteúdos, proposta por Betty Collis e Allard Strijker.
Os resultados encontrados mostram uma gestão de conteúdos pedagógicos
no ambiente de e-Learning da UA, centrada na disponibilização destes em
apoio e complemento a actividades presenciais e onde os utilizadores,
actuando isolados, revelam ainda uma menor apetência para a partilha e
reutilização de conteúdos entre si.
Com uma plataforma de e-Learning, não totalmente explorada, importa a
difusão de boas práticas, para a clarificação de algumas etapas do ciclo de
vida dos conteúdos e dos processos que aí ocorrem. Foram apontados assim,
alguns contributos para um modelo para a gestão de conteúdos e para a
adequação da acção de suporte prestada pela UOe-L.
ABSTRACT: Institutions dealing with education and training, are increasingly deploying
e-Learning environments, as Web environments dedicated to an electronic
mediation of its teaching and learning processes.
These processes make use of a growing number of digital content, a fact that
poses additional challenges to all involved participants.
In a higher education institutional context, the management of its educational
content suffers the influence of a multitude of contexts in which it takes place,
due in some extent, to the autonomy and isolation where many of the
participants develop their work
Among these institutions with e-Learning environments, is crucial to define a
learning content management model. One that proposes a new content life
cycle, structured around different stages including the related processes,
involved participants, and underlying technologies.
The purposes drawn for this work were: characterize the current learning
content management ongoing in University of Aveiro’s e-Learning environment;
Contribute to a content management model for that environment; and adapt
and optimise to these changes the UOe-L’s support action.
Beginning with a literature review and an institutional context analysis, which
lead into the development of an analysis model, a data collection effort was
conducted based on multiple instruments: a documental analysis,
questionnaires and an observation of several course sites and theirs learning
content. The analysis model used was based on the systematization of issues
mentioned by Ann Rockley and the decomposition of a learning content life
cycle, proposed by Betty Collis and Allard Strijker.
The results obtained show a content management in the institution’s e-Learning
environment focused on complementing face-to-face course activities, with
online learning content, and with users working alone still not fully sharing or
reusing that content between them.
With an e-Learning platform not fully exploited, it’s crucial to promote a good
practice’s dissemination effort, to explain some content life cycle stages and
the processes that occur within them. Contributions to a content management
model and the adequacy of UOe-L’s support action were raised. Mestrado em Gestão da Informação