Autor(es):
Mendes, Rita Joana Martins
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1702
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de empresas; Teoria de gestão; Responsabilidade social das empresas; Ética empresarial
Descrição
O presente trabalho pretende não só sensibilizar as pessoas e empresas para
as práticas de Responsabilidade Social, como também servir de guia para a
implementação de um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social.
Inicialmente é feita uma breve revisão bibliográfica, onde se apresenta o
conceito de Responsabilidade Social e a sua evolução, bem como as
principais motivações, vantagens e obstáculos da implementação de um
Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS). Apresentam-se,
igualmente, alguns dos passos a seguir para se conseguir a implementação
deste sistema de gestão.
Seguidamente apresenta-se o estudo de caso realizado no grupo A Silva
Matos (ASM), onde se descrevem de forma concreta os passos seguidos para
implementação do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social que se
encontra em curso. Para alicerçar este estudo de caso, foi distribuído um
questionário pelos colaboradores deste grupo empresarial, onde estes
puderam transmitir, para análise, os seus conhecimentos gerais sobre o
conceito de Responsabilidade Social e sobre a implementação do Sistema de
Gestão da Responsabilidade Social que se encontrava a decorrer.
Apesar da implementação do SGRS ter sido uma decisão recente no grupo
ASM, este já vem a desenvolver voluntariamente várias práticas de RS ao
longo dos anos.
Com a evolução que o grupo teve nos últimos anos, e com o seu SGQAS
consolidado, verificou-se a necessidade de implementar o SGRS, de modo a
“dar vida” às práticas socialmente responsáveis existentes.
Contudo, a falta de tempo tem “travado” um pouco o avanço desta
implementação, pelo que muitos colaboradores, principalmente os
colaboradores fabris, ainda não possuem muito conhecimento acerca da
implementação deste sistema de gestão. Apesar de tudo, os colaboradores
parecem conhecer o conceito de RS, distinguem quais as práticas que se
intitulam como práticas de RS e referem quais as vantagens e obstáculos
encontrados na implementação do SGRS.
A empresa A Silva Matos, Serviços de Gestão Empresarial S.A., por ser a
empresa promotora desta implementação, é também aquela cujos
colaboradores possuem um melhor conhecimento acerca do SGRS e que mais
estão em desacordo com a certificação do SGRS (o mesmo se constata com
os Administradores/Directores Gerais). As empresas ASMM e CIT, em
consonância com os restantes níveis hierárquicos, consideram ser favorável a
certificação deste sistema de gestão.
ABSTRACT: The present project intends to sensitize people and companies for Social
Responsibility practices, as well as to serve as a guideline for the
implementation of Management Systems of Social Responsibility.
In the first part, the report presents a brief bibliographic revision of the main
topics covered in the project, namely the concept of Social Responsibility and
its evolution and the main motivations, advantages and obstacles to the
implementation of a Management System of Social Responsibility. Guidelines
for the implementation of such a management system are also discussed.
The second part of the report is devoted to the presentation of the study case
conducted in the company A Silva Matos (ASM). The implementation of the
Management System of Social Responsibility is described. Additionally, the
results of a questionnaire to the company collaborators are discussed.
Collaborators were asked about their perceptions regarding the implementation
of the Management System of Social Responsibility, as well as about their
ideas on Social Responsibility and Social Responsible practices.
Although the implementation of the Management System of Social
Responsibility was a recent decision, the ASM company practiced already,
voluntarily and for some years now, activities that can accurately be designated
as Social Responsible. Recently, and due to the certification of its Management
System of Quality, Environment and Security, the Administration felt the need
to implement a Management System of Social Responsibility. But some
difficulties, namely the time available for it, have turned this implementation a
slow process; therefore, collaborators, specially manufacturing workers, do not
have a clear knowledge about the implementation process. Nevertheless, they
were able to describe a set of Social Responsible practices performed by and
on the company, being also capable of identifying the main difficulties and
advantages of the implementation process.
The company A Silva Matos, Serviços de Gestão Empresarial S.A. is the
responsible for the implementation of the Management System of Social
Responsibility, so its collaborators are the ones that know better the whole
process and also the ones that are more against its certification, together with
the Group Administration. On the contrary, the ASMM and CIT companies are
the ones that agree more with the certification. Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial