Author(s):
Tavares, Sílvia Maria da Silva
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1651
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão de empresas; Eficácia das organizações; Sistemas de gestão; Controlo de gestão; Avaliação de desempenho
Description
Os sistemas de controlo de gestão desempenham um papel fundamental na
capacidade competitiva das organizações pelo que é necessário compreender a
importância que o controlo de gestão tem vindo a assumir nas empresas
portuguesas, bem como analisar a natureza, causas e implicações de eventuais
mudanças ocorridas nas práticas adoptadas.
Os gestores, dos dias de hoje, deparam-se com diferentes necessidades de
informação, em consequência das alterações das condições do mercado, da
crescente competitividade e das alterações na estrutura e na estratégia de negócio.
Neste sentido e para além de compreender a importância de um sistema de
controlo de gestão pretende-se caracterizar os factores que influenciam a sua
concepção e implementação, bem como as principais dificuldades na
implementação. Perceber as interligações e complementaridade dos sistemas
actuais de avaliaçã o do desempenho organizacional. O presente estudo insere-se
na á rea da gestão, focando uma vertente que mais se tem desenvolvido nos
últimos anos: O controlo de gestão. Em ambientes caracterizados pela incerteza e
flexibilidade, as questões estratégicas e factores culturais assumem especial
relevo e importância. É na avaliaçã o destas situações que os tradicionais sistemas
de controlo de gestão falham, tornando-se necessá rio desenvolver novas
metodologias para colmatar as lacunas detectadas. O desenvolvimento deste
estudo foi sustentado em vá rias metodologias e estruturado nas seguintes secções.
Na primeira secção, foi dedicada especial atenção à literatura relacionada com o
impacto da cultura nas organizações e a possibilidade desta levar ao sucesso ou
insucesso de um programa de mudança, a segunda secção incidiu numa análise da
relevância da gestão orientada para o valor em que os sistemas de gestão têm
como principal objectivo alinhar os interesses dos gestores e dos detentores do
capital. Nas secções seguintes são apresentadas algumas metodologias
alternativas e complementares para avaliação do desempenho e do sistema de
controlo de gestão.
Por fim, o estudo de caso incide na revisão dos sistemas tradicionais, na
constatação da sua insuficiência e na necessidade de desenvolvimento de novas
té cnicas. Neste domínio, apresentam-se os modelos Balanced Scorecard (1996) e
Ferreira e Otley (2003) por propiciarem uma abordagem mais abrangente à
mensuração e gestão do desempenho. Naturalmente que a adopção destes
modelos não está isenta de dificuldades, sendo de admitir que sejam de
implementação demorada e com a necessidade de ajustes específicos a cada
organização.
ABSTRACT: Management control systems play a very important role in the competitive
capacity of organisations. For this reason it is necessary to understand both how
important management control has become in Portuguese companies, and to
examine the nature, causes and implications of the eventual changes in the
practices adopted. Today’s managers are faced with different information
requirements, as a result of changing market conditions, increasing
competitiveness and changes in the structure and strategy of business. In this
regard and further to understanding the importance of management control
systems it is our intention to describe the factors influencing their design and
implementation, as well as the main difficulties experienced during
implementation. We aim to understand the interconnection and
complementarity of the current system of organisational performance
evaluation. This study relates to an area of management that has become more
prominent in recent years: Management control. In environments characterized
by uncertainty and flexibility, strategic issues and cultural factors are
particularly relevant and important. It is concerning the evaluation of these
situations that traditional management systems fail, making it necessary to
develop new methods to bridge any identified gaps.
The development of this study has been supported in various methodologies and
is structured according to the following sections. In the first section, particular
attention is devoted to literature related to the impact of culture on organisations
and the possibility that this may lead to the success or failure of a program of
change. The second section focuses on an analysis of the relevance of value
management whereby management systems are designed to align the interests
of managers and shareholders. Following this, some alternative and
complementary methodologies used to evaluate performance and management
control systems are presented.
Finally, the case study focuses on the revision of traditional systems, identifying
any weaknesses and exploring the need to develop new techniques. In this area,
the Balanced Scorecard (1996) and Ferreira and Otley (2003) models are
presented as they provide a more comprehensive approach to measurement and
management performance. Naturally, the adoption of these models is not free of
difficulties, and it must be said that their implementation is time-consuming and
has to be specifically adjusted to each organisation. Mestrado em Gestão