Autor(es):
Silva, Ana Catarina Tavares da
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1644
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de empresas; Gestão estratégica; Gestão financeira; Competitividade das empresas; Internacionalização de empresas
Descrição
Este relatório, versando as estratégias de internacionalização, na perspectiva
do Grupo Ferpinta, começa por caracterizar a empresa onde o estágio foi
realizado. No capítulo seguinte caracteriza-se o ambiente internacional,
nomeadamente, as razões e modalidades existentes, como dinamizador da
competitividade e desenvolvimento das empresas e analisa-se as teorias e
instrumentos disponíveis. Faz-se também uma análise dos investimento
directo em Portugal, Angola e Moçambique, uma vez que são algumas das
regiões onde a Ferpinta se encontra implantada. Ainda neste capítulo procedese
à análise do potencial de internacionalização das empresas, em termos de
atitudes, capacidades, dificuldades e opções, não no sentido de pré-determinar
as modalidades de internacionalização, mas da clarificação e ordenamento
dos procedimentos a que a análise estratégica subjacente à decisão deve
obedecer. Uma estratégia activa de internacionalização deve passar pela
cooperação e deslocação internacional.
No capítulo quatro enumeram-se as modalidades de pagamento internacional
recorrendo a esquemas ilustrativos da forma como funcionam cada uma
destas formas de pagamento, sendo esta uma decisão fundamental para que o
processo de internacionalização decorra de forma eficaz.
Como conclusão, pretende-se demonstrar as diversas formas para que as
empresas tenham capacidade de se internacionalizarem de forma estratégica.
ABSTRACT: This report relying on the strategies of internationalization from Ferpinta’s
Group point of view, starts by characterising the company cohere the training
course took place. In the following chapter it is characterized the international
situation, namely, the reasons and modalities existent, as enable of
competitiveness and development of the companies and it is analysed the
theories and instruments available. An analysis is also made about direct
investments in Portugal, Angola e Mozambique, since they are some of the
regions where Ferpinta is positioned. Still in this chapter is examined the
potential of internationalization of companies, in terms of attitudes, capacities,
difficulties and options, not in the sense of predetermine internationalization
modalities, but in the sense of clarification and planning of procedures to which
the strategical analyses inherent to the decision must obey. An active strategy
of internationalization must go through cooperation and international displace.
In chapter four, international payment practice are enumerated, having
recourse to illustrative schemes of the way each of these payment practice
work, this being a crucial decision so as to the process of internationalization
proceed effectively. In conclusion, it is wanted to demonstrate the different
ways in order that the companies have the capacity of internationalize
themselves in a strategical way. Mestrado em Economia