Author(s):
Freire, Susana Simões
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1643
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Consultadoria; Pequenas e médias empresas; Gestão estratégica; Soluções estratégicas; Mudança organizacional
Description
O presente trabalho tem por base um estágio que teve como objectivo
compreender a importância dos serviços prestados pelas consultoras de
gestão no contexto global actual, caracterizado por uma concorrência cada vez
mais competitiva. Embora não exista consenso sobre a definição e áreas
integrantes da consultoria, a sua crescente importância na economia reflectese
através das suas elevadas taxas de crescimento nas últimas décadas.
O estágio foi realizado numa pequena consultora de gestão cuja principal
origem do volume de negócios provém de projectos candidatos a apoios
comunitários, situação esta que é comum a diversas consultoras do tecido
empresarial do sector. Este cenário suscitou interesse na medida em que a
origem da facturação destas empresas não é sustentável, uma vez que
aproxima-se o fim destes apoios e é necessário um repensar da estratégia
destas empresas e encontrar novas oportunidades de negócio.
O trabalho desenvolvido baseia-se numa primeira parte pela análise teórica da
literatura sobre o sector, e numa segunda parte pela análise prática com base
em dados estatísticos e estudos do mercado europeu e nacional, e de uma
empresa de consultoria (Múltiplos, Lda.), sendo esta última feita através de
dados estatísticos internos e da experiência do autor enquanto colaborador da
empresa.
Através da revisão de literatura foi possível identificar a heterogeneidade de
definições e tipos de serviços de consultoria de gestão, bem como os papéis
que são associados aos que exercem a actividade. A principal lacuna
identificada foi a falta de consenso entre os vários autores sobre os diversos
temas e que por vezes é potenciada pelo uso de conceitos menos específicos.
Com a análise prática, foi possível identificar a Alemanha e Reino Unido como
principais mercados europeus, e o Outsourcing como principal serviço do
sector. O mercado de consultoria português, embora se tenha desenvolvido
tardiamente, cresceu consideravelmente nos últimos anos, representando
actualmente 0,68% do PIB nacional, com uma distribuição equitativa entre os
diferentes tipos de serviços.
Da análise do caso prático, foi possível observar uma elevada concentração,
quer em termos do volume de negócios, com as vinte maiores consultoras a
representar 33% do sector, quer em termos regionais, com Lisboa a reunir
37,3% das empresas.
Relativamente à experiência vivencial, foi possível identificar uma elevada
dependência da empresa face aos projectos relacionados com os apoios
comunitários, o que evidencia a necessidade de procura de alternativas. Por
fim, é identificada a especialização como solução para o futuro da
generalidade das pequenas e médias consultoras, nomeadamente através do
serviço de outsourcing prestado às empresas.
ABSTRACT: This report is based on a traineeship that was intended to understand the
importance of the services of management consultants in the current global
context, characterized by an increasingly greater competition. Although there is
no consensus on the definition and the fields of consulting, its growing
importance in the economy is reflected in its high growth rates in recent
decades.
The traineeship was conducted on a small management consultant firm whose
main source of revenues comes from projects candidate to EU funding, a
situation that is common to various consultant firms of the business sector. This
situation raised interest because the origin of the funding of these companies is
not sustainable since it is coming to an end. It is therefore necessary to rethink
the strategy and find new business opportunities.
In the first part of this report, there’s a focus on theoretical literature on the
sector. In the second part, there’s a more practical analysis based on statistic
data and studies of the European and national market, and a consulting
company (Múltiplos, Lda.), the latter being done by statistic data and personal
experience of the author as a trainee in the company.
Based on literature review, it was possible to identify the big variety of
definitions and types of services of management consulting, as well as the role
of those working in this area. The main problem identified was the lack of
consensus among the various authors about several issues that sometimes is
enhanced by the use of less specific concepts.
In the practical analysis, it was possible to identify Germany and the UK as the
main European markets, and outsourcing as the main service in the sector. The
Portuguese consulting market, although it has developed late, has grown
considerably in recent years and now represents 0.68% of national GDP, with a
fair distribution among the several types of services.
There’s a high concentration both in terms of revenues, with the twenty largest
consultant firms representing 33% of the sector, and in regional terms, with
Lisbon getting 37.3% of companies.
As a trainee, it was possible to identify a high dependence of the company in
projects aiming for EU funding, highlighting the need to search for alternatives.
Finally, specialization is suggested as the solution in the long run for most small
and medium sized consulting firms, especially through the service of
outsourcing provided to companies. Mestrado em Economia