Author(s):
Ferreira, Ana Maria Henriques
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1641
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Consultadoria; Gestão estratégica; Soluções estratégicas; Indústria vinícola; Viticultura
Description
O presente trabalho consiste num relatório de estágio curricular, realizado na
HM Consultores – Centro de Estudos Empresariais, Lda., no âmbito do
Mestrado em Economia, com especialização em Finanças, do Departamento
de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro. O
principal objectivo deste trabalho centra-se no estudo de novas oportunidades
de negócio para a HM Consultores, em torno do tema Inovação no Sector
Vitivinícola.
O conceito de inovação, já largamente estudando e debatido na literatura
económica, ainda apresenta alguma complexidade que, quando se
particulariza ao sector vitivinícola torna-se superior. O sector vitivinícola
apresenta uma grande dimensão no sector primário da economia portuguesa,
porém, nos últimos anos tem-se verificado uma diminuição da produção e
consumo de vinho.
Para analisar a inovação no sector vitivinícola foi realizado um pequeno
questionário a 30 empresas clientes da HM Consultores, mais especificamente
da Área de Projectos & Investimentos pertencentes a esse sector. Os
resultados obtidos permitem constatar que existe inovação, nas suas
diferentes tipologias, onde a HM Consultores poderá prestar serviços de apoio
aos gestores destas empresas na identificação e investigação da presença de
inovação na sua empresa, expondo soluções estratégicas inovadoras para
acrescentar valor ao seu negócio. Este serviço de apoio poderá ser feito
individualmente por cada área de actuação da HM Consultores, ou, de uma
forma inovadora no seio da empresa, por uma equipa que integra todas as
áreas de actuação e diferentes conhecimentos e formação.
De forma a complementar este estudo, foi elaborada uma análise evolutiva do
nível de exportações de vinho português para os mercados da GB e dos EUA,
sendo visível uma evolução positiva, mas bastante aquém dos valores
mencionados para a meta prevista para 2010 referenciada no estudo
elaborado pelo Monitor Group (2004). No entanto, a maioria das empresas
questionadas considera estes dois mercados como prioritários nos próximos 5
anos.
ABSTRACT: This report on a curricular internship at HM Consultores – Centro de Estudos
Empresariais, Lda. (Centre for Business Studies) is a requirement towards
obtaining the Masters in Economy, in the specialization of Finance, of the
Department of Economics, Management and Industrial Engineering of the
University of Aveiro. The main objective of this work is the study of new
business opportunities for HM Consultores, focusing on the theme Innovation in
the Wine-growing Sector.
The concept of innovation; extensively studied and debated in economics
literature, still presents some complexity which, when centred on the winegrowing
sector, becomes even greater. The wine-growing sector represents a
large portion of the primary sector of the Portuguese economy, however, in the
last few years, there has been a decrease in the production and consumption
of wine.
In order to analyse innovation in the wine-growing sector, a short questionnaire
was applied to 30 firms that are clients of HM Consultores, more specifically in
the Area of Projects and Investments of this sector. The results obtained
allowed us to ascertain that there is innovation, in its various types and that HM
Consultores can provide support services for the managers of these
businesses, in identifying and investigating the presence of innovation in their
concerns as well as proposing strategic and innovative solutions to add value
to their business. This support may be provided individually by each action area
of HM Consultores or, more innovatively within the firm, by a team made up of
people from the various areas of action with different know-how and training.
We carried out a progressive study of exportation levels of Portuguese wines to
the markets of the United Kingdom and the United States of America, as a
complement to this study and found that there is a positive increase. However,
this increase is much smaller than the goals established for 2010 in the study
elaborated by Monitor Group (2004). Nevertheless, the majority of the
businesses included in the questionnaire considered these two markets as
priorities in the next five years. Mestrado em Economia