Author(s):
Vieira, Catarina Isabel da Cruz
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1619
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão do turismo; Turismo rural; Gastronomia
Description
O presente estudo parte da ainda recente mudança de paradigma associada à
forma como o espaço rural é encarado, reflectida na passagem de uma função
de mero produtor de alimentos a espaço multifuncional, com responsabilidades
no equilíbrio ecológico global e uma nova utilidade enquanto lugar de recreio e
lazer. Adopta como quadro conceptual orientador, as correspondentes
transformações nas abordagens teóricas e políticas de desenvolvimento rural,
que, reconhecendo-lhe uma nova legitimidade enquanto património a
preservar, propõem a introdução de estratégias várias de diversificação
económica destes espaços, dentro do sector agrícola e para além deste,
instrumentos de desenvolvimento que supostamente permitam a sua
sustentabilidade socioeconómica e ecológica.
É neste contexto que os Produtos Agro-alimentares Regionais de qualidade
(PAR) e o Turismo em Espaço Rural (TER) surgem como apostas para o
desenvolvimento rural. A primeira, como estratégia de diversificação no seio do
sector agrícola, que se constitui como alternativa à visão agrícola centrada na
maximização quantitativa. E a segunda, como estratégia de diversificação do
espaço rural fora do sector agrícola que pretende tirar partido das novas
procuras urbanas que redescobrem estes lugares como aparentes paraísos
perdidos na vida moderna das cidades. No entanto, em ambas as estratégias
são reconhecidas fragilidades. Relativamente aos PAR, persistem diversas
dificuldades num contexto de competição com os produtos agro-alimentares
massificados. No que se refere ao TER, salienta-se o seu reduzido impacto em
termos de desenvolvimento destas áreas, nomeadamente, pela baixa
capacidade de geração de emprego e reduzido efeito redistributivo da riqueza.
Ao TER é ainda apontada a responsabilidade por fomentar uma nova
subordinação do rural ao urbano, fruto da difícil compatibilização entre a
perspectiva utilitária dos seus residentes e a perspectiva estética dos seus
visitantes, muitas vezes subordinando-se aqueles a estes últimos.
No plano teórico, é possível descortinar diversos benefícios resultantes da
ligação entre o TER e os PAR. Tendo em conta o papel dos PAR no TER,
podemos apontar a manutenção de uma paisagem e cultura rurais vivas e a
possibilidade de degustar novos sabores e levar para casa o prolongamento
de um momento de prazer e de ligação à terra, favorecendo assim o aumento
da despesa turística. No que se refere ao papel do TER na valorização dos
PAR é de salientar a ampliação dos mercados e o fomento de novas relações
com os territórios não assentes na drenagem de recursos, mas na sua
valorização e no “empowerment” das populações locais.
Foi partindo daquele pressuposto de benefício mútuo, numa abordagem multisectorial
do desenvolvimento, favorecedora de uma nova ponte de
entendimento entre rurais e visitantes, que elegemos a Região de Turismo da
Serra da Estrela como objecto de estudo que nos permitisse averiguar os
contornos efectivos daquela ligação. Padecendo dos mesmos problemas de
outras áreas interiores de Portugal, a RTSE é simultaneamente rica em
recursos e PAR e, pelo menos institucionalmente (vide o recente Plano
Estratégico Nacional de Turismo), crescentemente reconhecida como destino
turístico estratégico para o país. Assim, foi recolhida evidência empírica na
área da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), através da aplicação
de inquéritos por questionário e de entrevistas estruturadas a diversos actores
e agentes.
Apesar de com um carácter exploratório, fruto das opções metodológicas
seguidas, a evidência empírica recolhida permitiu concluir quanto à existência
de uma oportunidade no estímulo da ligação entre os PAR e o turismo na
região. Foi possível inferir quanto à atracção que é exercida pelos PAR junto
do turismo, essencialmente enquanto enquadrados na gastronomia local. Bem
como, quanto a uma maior tolerância deste mercado perante o nível de preços
mais elevado destes produtos. Portanto, constituindo-se o turismo,
potencialmente, como um importante canal de escoamento para os PAR, os
quais se debatem localmente com fortes dificuldades em aceder aos grandes
mercados pelas suas diversas fragilidades. Contudo, a concretização de tal
potencial não é imediata e carece de intervenções várias: junto da própria
procura turística, dos agentes da indústria turística e dos produtores de PAR;
sendo necessário o estimulo de redes de cooperação entre todos.
ABSTRACT: The basis for this study are the recent changes in paradigms about the way
rural areas are perceived, reflected in the movement from a view of rural space
as a mere food producer to its representation as a multifunctional territory. In
this new representation and role of rural areas, the environmental and
recreational aspects assume particular relevance. This research adopts as
conceptual guidance scheme, the corresponding transformations in the
theoretical and political approaches of rural development that, while
recognizing in rural spaces a new legitimacy as an heritage to preserve,
propose the introduction of different strategies for its economical diversification
(within the agricultural sector and beyond it), as instruments that supposedly
enable the basis for its ecological and socio-economic sustainability.
It is in this context, both the quality Regional Agro-food Products (RAP) and
the Rural Tourism (RT) appear as strategies to achieve rural development. The
first one, as diversification strategy within the agricultural sector, stands as an
alternative to the approach centred in the maximization of the agricultural
production output. The second, as a diversification strategy in rural areas
benefits from a increasing urban demand, based on the rediscovery of rural
areas as lost paradises. However, in both strategies, several fragilities can be
pointed out. In what concerns RAP, difficulties subsist in the market competition
facing mass-production agricultural products. On the other hand, RT appears to
have a small impact in the development of rural territories, mostly due to its
lack of ability to create new jobs and to its weak contribution to income
redistribution effect. RT is also seen as responsible for promoting a new
subordination of rural areas to external needs and desires, as a result of the
difficult articulation between a more utilitarian perspective (of its residents) and
an aesthetics point of view (of its visitors).
From a theoretical point of view it is possible to unveil several benefits from the
association between RT and RAP. Analysing the role of RAP in RT, we can
point out its importance in maintaining lively rural landscapes and culture, wile
offering tourists the tasting of new flavours and the possibility to take home the
extension of a moment of pleasure and of earth connection. This can also lead
to an increase in the tourist expenditure. Considering the impact of RT in RAP,
we should point out the market amplification and the support for a different kind
of relations between people and territories, not built upon resource drainage,
but on their development and the empowerment of its inhabitants..
Based on that mutual benefit assumption as well as in a multi-sectorial
development approach, that tends to create new articulation forms between
rural inhabitants and visitors, we selected Serra da Estrela Touristic Region
(SETR) as case study. The area suffers from the same type of problems of
other Portuguese rural areas, but at the same time is rich in resources and
RAP and it is institutionally recognized (see the recent Strategic National Plan
for Tourism) as a strategic tourism destination in the national context. The
characteristics of SETR allow us to approach the effective connections
between RAP and RT. Empirical evidence was collected through the
application of questionnaires and structured interviews to local actors and
agents, namely RT units, restaurants RAP shops, local development
associations and tourism entities.
In spite of the exploratory character of our study, as a result of our
methodological choices, the empirical evidence indicated the existence of an
opportunity for strengthening the linkages between RAP and tourism activities
in the region. Our research also demonstrated the appeal that RAP can have
among tourists, particularly when they are incorporated in local gastronomy. In
fact, accordingly to our data, tourists seem willing to pay higher prices for RAP.
These conclusions bring to the fore that RT can play an important role in RAP
development, constituting a relevant market. This is even more important when
we take into account the enormous difficulties in market placement of those
products, due to several vulnerabilities. The conclusions also allow us to state
that the materialisation of RAP potential requires interventions at different
levels, in a coherent and articulated way, taking into account the tourism
demand, the tourism industry and the RAP production systems. Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo