Autor(es):
Ramos, Joana Marisa da Cruz Martins
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1611
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do conhecimento; Sociedade de informação; Planeamento do território; Desenvolvimento urbano
Descrição
No passado, as regiões concorriam entre si para a construção de grandes
infra-estruturas físicas, que a seu ver as tornariam competitivas face a outras.
A prosperidade dos territórios passava pela sua atractividade para a instalação
de negócios e consequente criação de empregos.
Hoje em dia, o sucesso de indivíduos, organizações ou territórios depende da
mobilização de activos intangíveis. Ao entrarem eles próprios na era do
conhecimento, os territórios não estão a fazer mais do que responder à
economia electrónica que se instalou há muito no planeta e que é reconhecida
e reforçada por opções estratégicas tomadas pelos Estados, individualmente
ou de forma concertada. A reformulação da Estratégia de Lisboa abriu uma
janela de oportunidade para o desenvolvimento das metrópoles europeias
baseadas na economia do conhecimento.
As organizações com fins lucrativos há já algum tempo que vêm pondo em
prática um novo estilo de gestão, baseada nos chamados activos intangíveis,
como por exemplo o capital humano. Mas as organizações são sistemas
abertos e, por isso, a progressão interna do conhecimento alimenta-se
constantemente do conhecimento externo disponível no meio envolvente, em
clientes, fornecedores, concorrentes e sociedade em geral. Ao processo
anterior junta-se, assim, a captação, absorção e integração do conhecimento
externo. O conhecimento é um recurso indispensável à inovação e esta é o
sustento das vantagens competitivas numa época em que os ciclos de
inovação são cada vez mas curtos. Desta forma, o conhecimento torna-se
estratégico para a sobrevivência da sociedade em geral e dos territórios em
particular e é necessário geri-lo também a este nível.
Na presente dissertação, discute-se a aplicabilidade do conceito de gestão do
conhecimento ao território. Pretende-se investigar se nos modelos conhecidos
de gestão do conhecimento ao nível territorial existe uma abordagem multinível
e se é visível uma estrutura de cadeia de operações no processo de
gestão de conhecimento.
Concluímos que o território é uma rede viva, cuja matéria-prima essencial é o
indivíduo, uma vez que é nestes que reside o conhecimento, a verdadeira mola
propulsora do território. Os modelos disponíveis no presente ainda estão mais
orientados para a mensuração, passo essencial para aferir qual o nível de
conhecimento que os territórios detêm na actualidade. Depreende-se ser esta
uma área de investigação muito promissora e realmente desafiante, não só
pela riqueza das temáticas envolvidas mas, sobretudo, pelos resultados que
poderá permitir alcançar: o bem-estar de todos os envolvidos
ABSTRACT: In the past, the regions compete among themselves for the construction of
large physical infrastructure, which in their eyes would make them competitive
against the other. The prosperity of the territories passed by its attractiveness
for the installation of business and consequent job creation.
Nowadays, the success of individuals, organizations or territories depends on
mobilisation of intangible assets. By entering themselves in the era of
knowledge, the territories aren’t doing more than responding to the electronic
economy that is installed long ago on the planet and that is recognized and
strengthened by strategic choices made by states, individually or in a concerted
manner. The recasting of the Lisbon Strategy opened a window of opportunity
for the development of European metropolises based on the knowledge
economy.
In recente past, profit organisations started to put into practice, a new
management style, based on, essentially, in so-called intangible assets, such
as human capital. But organisations are open systems and therefore the
internal advancement of knowledge is constantly fed by the knowledge
available in the external environment, customers, suppliers, competitors and
society in general. To the previous process join, therefore, the capture,
absorption and integration of external knowledge. Knowledge is an
indispensable resource for innovation and this is the livelihood of competitive
advantage at a time when the cycles of innovation are increasingly short. Thus,
the knowledge becomes strategic to the survival of society in general and of the
territories in particular and it is necessary to manage him well also at this level.
This dissertation, discusses the applicability of the concept of knowledge
management to the territory. The aim is to investigate if in the known models of
knowledge management at territorial level there is a multi-level approach and if
is visible a chain operations structure in the management of knowledge.
We concluded that the territory is a alive network, whose raw material is
essentially the individual, since it is in these that knowledge resides, the real
propulsion spring of the territory. The models available at present are still more
geared to the measurement essential step to ascertain at what level of
knowledge the territories is at present. It is this as a very promising area of
research and really challenging, not only for the wealth of thematic involved,
but above all the results that can achieve: the welfare of all involved Mestrado em Gestão de Operações