Author(s):
Machado, Fernanda Isabel Marçal Pereira
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1608
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão de recursos humanos; Psicologia das organizações; Cultura organizacional; Motivação profissional; Criatividade
Description
As organizações de hoje competem numa economia cada vez mais complexa
e global. Actualmente, para se ganhar vantagem competitiva, a inovação
tornou-se o maior desafio das organizações e, como sabemos, a criatividade
dos recursos humanos é condição essencial para a inovação. Assim, para
enfrentar este desafio e inovar, as organizações necessitam de aproveitar ao
máximo o potencial criativo dos seus recursos humanos.
A presente dissertação procura investigar uma nova abordagem à criatividade,
baseada na ideia do capital psicológico positivo dos colaboradores. O objectivo
do estudo empírico é analisar o valor acrescentado que o capital psicológico
positivo pode ter para a criatividade dos recursos humanos.
Através de uma amostra de 124 membros organizacionais, procurou testar-se
em que medida quatro dimensões do capital psicológico positivo (auto-eficácia,
esperança, optimismo e resiliência) explicam três dimensões de criatividade
(ideias novas, ideias úteis e “campeões de ideias”). Os resultados sugerem
que o capital psicológico positivo explica 6% das ideias novas, 4% das ideias
úteis e 17% dos “campeões de ideias”.
Os resultados encontrados podem assim contribuir para uma melhor
compreensão e gestão da criatividade dos recursos humanos nas
organizações.
ABSTRACT: Today’s organizations are competing in an increasingly complex global
economy. Yet for competitive advantage, innovation has become a major
challenge and as we know, employee creativity is a necessary step or
precondition required for innovation. So to meet this challenge, organizations
need to take full advantage of their employees’ creative potential, so that
innovation can be achieved.
This dissertation study investigates a new approach to the employees’
creativity based in the idea of positive psychological capital. The purpose of this
empirical study is to analyse the value-added contribution that positive
psychological capital can have over employees’ creativity.
With a sample of 124 employees, we tested the extent to which four
dimensions of the capital positive psychological (self-efficacy, hope, optimism
and resilience) explain three dimensions of creativity (new ideas, useful ideas
and ideas championing). The results suggest that the positive psychological
capital explains 6% of new ideas, 4% of useful ideas and 17% of the ideas
championing.
Results contribute to the better understanding of employees’ creativity. Mestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimento