Autor(es):
Pinho, Cláudia Alexandra Azevedo de
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1584
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão industrial; Estratégia empresarial; Eficácia das organizações; Eficiência industrial; Gestão da produção
Descrição
O mercado caracterizado pela forte incerteza, obriga a respostas rápidas e
eficazes por parte das empresas que pretendem ser competitivas.
Fornecer o produto pretendido pelo cliente, na data desejada e nas
quantidades necessárias é, nos dias de hoje, o mínimo que uma empresa deve
cumprir para satisfazer os clientes.
O presente trabalho propõe-se a sugerir possíveis soluções para a eliminação
das rupturas de stock, dada a importância deste tema e as consequências que
pode gerar.
Ao longo deste projecto, quantifica-se o problema de faltas de entrega de
material nos clientes, procuram-se as causas que estão na origem da ruptura
de stock, analisam-se casos práticos e, por último, sugerem-se possíveis
soluções para a redução e/ou eliminação desta problemática, utilizando
sempre como base a empresa em estudo, a Polisport.
ABSTRACT: The current market environment, characterized by strong uncertainty and
variability, requires fast and efficient replies from the companies that wish to
remain competitive.
To deliver the product that the client needs on the right date and in the right
quantities is the minimum a company has to do with in order to satisfy the
customers.
The current project aims at suggesting possible solutions in order to eliminate
out-of-stock situations, given the importance of this subject and the
consequences it may create.
In this work, the non deliveries of material to the clients are quantified, causes
that originate out-of-stock situations are looked for, real situations are analyzed
and, finally, possible solutions for the reduction and/or elimination of this
problem are suggested, always using the company Polisport as a case study. Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial