Autor(es):
Fontes, Patrícia Raquel dos Santos
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1581
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de empresas; Gestão estratégica; Competitividade das empresas; Projectos de investimento; Consultores
Descrição
O relatório tem por base um estágio que teve um principal objectivo:
compreender e enquadrar teoricamente o uso de consultoria e o seu potencial
impacto na competitividade empresarial, através da compreensão da oferta e
da procura inerentes a esta actividade, tal como o conhecimento prático dos
serviços prestados. Por consultoria entende-se a oferta de um serviço às
organizações, por uma ou várias pessoas independentes e qualificadas, que
identificam e investigam problemas relacionados com a política, a
organização, os procedimentos e os métodos, recomendando acções
apropriadas e ajudando a implementar essas recomendações.
O trabalho desenvolvido baseia-se numa primeira parte em uma análise
teórica e empírica do sector da consultoria na Europa e em Portugal. Numa
segunda parte retrata-se o caso específico das actividades desenvolvidas por
uma empresa de consultoria (AMRconsult). A análise sectorial baseia-se em
dados estatísticos e em estudos sobre o tema da consultoria, e a empresa é
analisada com base na experiência do autor enquanto estagiário e em
informação estatística da mesma.
Através da revisão de literatura foi possível identificar diferentes perspectivas
na literatura, sendo algumas bastante críticas ao uso de consultoria. Analisase
com detalhe os factores que condicionam o recurso a consultores externos.
Identifica-se como principal lacuna na literatura a falta de estudos empíricos
sobre o impacto do uso de consultoria sobre a competitividade das empresas.
Ao nível da análise sectorial, demonstra-se que no início desta década a
actividade cresceu significativamente na Europa e também em Portugal,
aumentando o seu volume de negócios de 0,29% para 0,64% do PIB. Ao nível
das áreas de negócio foi possível constatar uma diminuição dos serviços
prestados no âmbito da estratégia (-24%) e uma evolução positiva dos
serviços de outsourcing e de tecnologia. Prevê-se que no futuro estas áreas
continuem a crescer.
Da experiência vivencial confirma-se a prática de uma empresa que concorre
com uma multiplicidade de agentes de pequena dimensão, sendo a procura
fortemente concentrada geograficamente e associada a candidaturas a
programas de financiamento públicos. O recurso a serviços da empresa está
associado essencialmente à procura de conhecimento técnico e experiência.
Neste segmento as empresas concorrem num mercado muito diversificado,
com elevada variabilidade em termos de procura. A empresa enfatiza a
personalização e intensificação da interacção com os clientes, reconhecendo
que o estabelecimento de relações duradouras e contínuas potenciam a
qualidade do serviço.
Ao nível do serviço de projectos de investimento, analisa-se a prática da
empresa constatando-se a aplicação de técnicas bastante consensuais na
literatura. Nas conclusões sugerem-se alternativas de metodologias que
poderão diminuir a incerteza existente na elaboração de previsões nos
projectos de investimento.
Um outro desafio inerente na análise é a procura de novas áreas de acção
para responder à possível queda na procura resultante da redução/
eliminação do uso de consultoria associado a candidaturas a programas de
financiamento públicos.
Pela experiência do autor no decorrer do estágio fica a visão que a consultoria
de gestão, oferece uma perspectiva de ganho, criação de valor, gerada pela
possibilidade de desenvolvimento de redes de conhecimento e partilha de
experiências.
ABSTRACT: Consulting is defined as the supply of a service, from one or several
independent and qualified persons, which identify and research issues related
with the politics, the organization, the procedures related with the politic, the
organization, and the procedures and methods, and recommend the
appropriated intervention and help to implement those recommendations. This
report is based on a training experience which had one main aim: to
understand and frame, in theory and practice, the use of consulting and it
potential impact on firms’ competitiveness. For such, the report is based on a
literature review, reports and statistics and on the author own experience as
trainee at one consulting firm – AMR Consult.
The review of the literature reveals different perspectives about the use of
consulting, being some of them very critical. The factors and motives for using
consultants are explored in the review. The lack of empirical studies on the
impact of consulting on firms’ competitiveness is identified as the main
shortcoming of the literature.
At sectoral level, the data analysis shows that consulting activities increased
markedly over the last 5-years. In Portugal consulting business increased from
0.29 to 0.64 percent of GDP. Regarding areas of activities, while strategy
seems to be declined in importance, outsourcing and technology are dominant
and growing fields.
The experience at the firm confirmed the practice at a company that competes
with a multiplicity of agents of small size, being the demand strongly
geographically concentrated and related to applications to public funding
programmes. The motives for using consulting are mainly search for technical
knowledge and experience. There is high variability in demand. The consulting
firms emphasises personalization and deep interaction with the clients,
recognizing that durable business relationships are critical for service quality/
success. Regarding project investment analysis, the firm uses standard
practices. Nevertheless, in the conclusions we suggest alternative
methodologies to reduce uncertainty in project investment analysis.
A challenge for the sector is the identification of new areas of business in face
of a possible decline in the demand for project investment analysis’ services.
From the author experience during the training, it remains the vision that the
use of management consulting is a winning perspective that creates value
added, based on the possibility to develop and contact with networks of
knowledge and sharing experiences. Mestrado em Economia