Autor(es):
Cruz, Catarina Franco Lélis da
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1569
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão organizacional; Identidade organizacional; Comportamento organizacional; Cultura organizacional; Psicologia das organizações
Descrição
A identidade numa organização é a consciência que esta tem de si própria e é,
naturalmente, algo de profundo, de tão impregnada que deve estar na forma
de saber-ser, de saber-estar e de saber-fazer da organização. Deve pois,
poder ser transferida transversalmente a todos os seus colaboradores,
empregadores ou empregados, como elemento essencial do conhecimento
organizacional. O propósito de gestão da identidade é o de alcançar a clara
identificação de todas as actividades da organização, garantindo consistência
com as estratégias de comunicação, demonstrando o sentido da sua
integridade e qualidade, fazendo uso de práticas e know-how de uma liderança
direccionada para o valor e garantir a efectiva e eficiente transferência desse
bem único. Assim sendo, a gestão da identidade é o garante de que essa
consciência organizacional se cristaliza, se sistematiza e de que é
devidamente revelada. Desde modo, a gestão da identidade deve ser
assumida como parte integrante dos processos de mudança (e consequente
inovação) organizacional.
Nesta dissertação apresenta-se um estudo da literatura fundamental que
existe na área da identidade e da mudança organizacional, identificando-se
processos e características relacionados com a gestão tanto da identidade
como da mudança nas organizações de uma forma geral, com o objectivo de
demonstrar que gerir a identidade facilita o envolvimento da organização na
mudança global. Com o suporte de uma profunda pesquisa bibliográfica,
demonstra-se que a gestão da identidade é, mais do que nunca, indispensável
à gestão da mudança nas organizações.
ABSTRACT: Organizational identity is the organizationʼs self-consciousness and it is
naturally so full of meaning and profound that it becomes obvious in things
such as its know-how, its behaviour and its character. This is the reason why it
should always be efficiently transferred to all itʼs workers, employers and
employees in a transversal way, as an essential issue of organizational
knowledge. The identity management core objectives are the identification of all
the organizational activities, assuring marketing and communication strategies
consistency, leading managers towards value implementation and, finally,
allowing the effective transference of identity which is very often
misunderstood. As a result, identity management is what makes identity
something true, systematic, open to the world and should, therefore, be seen
as a part of organizational change and innovation processes.
This thesis presents an exhaustive review of fundamental literature, theories
and approaches to identity and change management in organizations with the
purpose of demonstrating that identity management, truly helps the
organizations to better receive, involve and implement global change. A deep
bibliographic research leads to results which demonstrate that identity
management is, more than ever, indispensable to organizational change. Mestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimento
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Alves, Jorge de Carvalho; Nunes, João