Author(s):
Bartolomeu, Ana Cristina Sebastião
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1552
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão da informação; Serviços web; Portais web; Ensino básico; Ensino secundário
Description
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma proposta de um
portal destinado a apoiar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de
"Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação" (ITIC) e
"Tecnologias de Informação e Comunicação" (TIC) junto dos alunos do 9º e
10º anos de escolaridade. Esta proposta, que surge no seguimento de vários
projectos, implementados a nível nacional, que visam a integração e aceitação
das novas tecnologias de informação nas escolas do subsistema de ensino
não superior, pretende ser um instrumento complementar de ensino e
acompanhamento dos alunos, docentes e encarregados de educação, no
contexto da disciplina, que ultrapasse o tempo e o espaço físico da sala de
aula.
A utilização do computador em contexto educativo associado às diversas
disciplinas leccionadas no ensino básico e secundário tem vindo a crescer
fruto da vontade e do conhecimento de alguns docentes que cada vez mais
tendem a disponibilizar conteúdos online com o objectivo de darem maior
apoio aos seus alunos e lhes permitir rever ou apreender conteúdos a seu
ritmo. Muitos sites, de cariz educativo, não seguem uma estrutura definida com
capacidade para responder às expectativas dos seus utilizadores e permitir
uma utilização em contexto de aula. Para adequar e ajustar o projecto às
necessidades dos destinatários finais, o trabalho foi desenvolvido com base na
abordagem/metodologia User Centered Design durante o qual alunos,
especialistas e encarregados de educação acompanharam e avaliaram o
projecto nas suas várias fases de desenvolvimento.
A proposta apresentada é composta por um repositório de conteúdos
específicos da disciplina, por um conjunto de serviços de comunicação
síncrona e assíncrona e integra ainda vários tópicos de informações relevantes
para a disciplina, para o aluno, para o docente e para o encarregado de
educação. O estudo de vários projectos, deste âmbito, disponíveis online,
permitiu identificar um conjunto de itens a ter em atenção para que esta
proposta, pensada em conjunto com os utilizadores, apresentasse uma
estrutura aceite pelo público-alvo e permitisse promover o processo de ensinoaprendizagem
mediado pela tecnologia.
O desenvolvimento e avaliação deste protótipo permitiu verificar que, a
estrutura e o modelo apresentado para este sistema terá capacidade de se
ajustar a outras disciplinas apesar de se reconhecer que a disciplina em causa
fomenta uma interacção quase intrínseca com o equipamento uma vez que
este é simultaneamente objecto e instrumento pedagógico, ao contrário das
outras que nem sempre têm à sua disponibilidade tais recursos.
ABSTRACT: The following essay presents a proposal for the development of a portal meant
to support teaching and learning processes in grade 9 and 10, within the
subject areas of “Introduction to Information and Communication
Technologies” (ITIC) and “Information and Communication Technologies”
(TIC). This proposal was developed as a follow up of various projects
implemented nationwide aiming the inclusion and acceptation of new
information technologies in schools of non higher education subsystems and it
intends to be a complementary teaching instrument and aid for students,
teachers and parents, in the referred subject area, going beyond time and
space of the class room boundaries. The use of computers in educational
settings associated to different subject areas taught in elementary and
secondary education has been growing, as a consequence of the will and
knowledge of some teachers that tended to post online curriculum items, with
the purpose to support even more their students and enabling them to revise
or learn once more those items, in their own time and rhythm. Many internet
sites, with educational vocation, do not tend to follow a specific structure
capable to answer to user expectations or even appropriate to use inside a
class room. In order to adjust and adequately response to users’ needs, the
project was developed based on a User Centered Design methodological
approach, moment in which students, specialists and parents followed and
evaluated the different stages of the project. The presented proposal is
composed of a repository of specific items of the subject area curriculum, a
group of synchronous and asynchronous communication services and it also
has a variety of relevant information topics of the subject area for students,
teachers and parents. With the aid of a survey on similar projects online, it was
possible to identify a specific number of items to be taken into consideration
for this project, and they were discussed with the users, that enabled the
creation of a structure accepted by the target public and consequently
empowered the promotion of teaching and learning processes mediated by
technology. The methodology that was used to develop and evaluate the
proposed prototype allows the structure and the model presented, for this
system, to be able to self adjust to other subject areas, despite knowing that
this specific subject area (TIC) promotes interaction, a nearly intrinsic relation
with the equipment, once it is simultaneously the instrument and subject of
teaching, different from other subject areas that do not have this intrinsic
relation. Mestrado em Gestão de Informação