Author(s):
Brandão, Ana Filipa Fernandes Aguiar
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1540
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão do turismo; Turismo; Planeamento do turismo; Destinos turísticos; Estratégias de desenvolvimento
Description
Nos tempos mais recentes, o processo de gestão dos destinos turísticos tem
vindo a obter um maior significado a nível regional e local. Num contexto de
elevada concorrência entre os destinos turísticos, avaliaram-se os principais
factores de competitividade no turismo e concluiu-se que a existência de
processos de recolha e produção de informação sobre o sector constitui um
importante factor competitivo. Neste contexto, os organismos com
competências de gestão regional/local do turismo devem monitorizar o sector
de forma contínua e sistemática, para que se posicionem de forma favorável
nos mercados nacional e internacional, tendo os Observatórios do Turismo um
papel central na prossecução destes objectivos.
No âmbito desta questão, o presente trabalho propõe-se a avaliar de que
forma um Observatório do Turismo de base regional se deve estruturar em
termos da sua organização formal (que entidades se devem envolver no
processo), da estratégia e objectivos que devem pautar a sua actuação e quais
deverão ser as suas áreas técnicas de intervenção, no que se relaciona com
os principais indicadores, variáveis estatísticas e estudos a realizar. Pretendese
que o Observatório venha satisfazer as necessidades dos actores do sector
do turismo da região de Aveiro, consolidando-se como um instrumento de
apoio ao processo de gestão do destino e das empresas que nele se localizam
e de aumento da competitividade.
O estudo incidiu sobre a região de Aveiro, considerando a sua forte vertente de
destino urbano, no qual foram inquiridos os membros da Comissão Regional
de Turismo da Rota da Luz. Esta situação não invalida, contudo, a sua
generalização e transposição dos resultados para outros Observatórios do
Turismo de base regional que se pretendam implementar em diferentes áreas
do país.
ABSTRACT: Nowadays, the management of tourist destinations’ has been achieving a
higher significance at regional and local levels. In a context of increasing
competitiveness among tourist destinations, the main competitiveness factors
have been assessed and it was concluded that the existance of processes of
information collection and production on the tourism industry and destinations
is an important competitive advantage. Within this context, the organisations
with regional and local management responsabilities must monitor the industry
in a continuous and sistematic way, so that they can remain in a favourable
position in the national and international markets. Tourism Observatories play a
central role in achieving these goals.
Considering this matter, the present research is intended to evaluate in which
way a Regional Tourism Observatory can be structured (which organizations
shoul be envolved in the process), what should be its strategy and objectives
and its intervention at a technical level, namely the main statistical indicators,
variables and studies to be produced. The goal is that the Observatory can
satisfy the needs of information of the players envolved in the Aveiro’s region
tourism industry, positioning itself as an instrument that support the destination
and industry management process, enhancing their competitiveness.
The study was directed to the Aveiro region, considering its strong orientation
to urban tourism, in which were inquired the Rota da Luz Regional Comission’s
members. This situation does not prevent, however, the generalization and
transposition of the results to other Regional Tourism Observatories to be
established in diferent areas. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo