Autor(es):
Rodrigues, José Luís Sousa
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1533
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino à distância; E-learning; Tecnologia educativa; Sistemas de comunicação móveis
Descrição
A mudança de paradigma da educação e a evolução dos dispositivos móveis
permitiu criar condições para o surgimento do conceito de Mobile Learning ou
m-Learning. Este recorre ao uso de tecnologias móveis para melhorar a
experiência de aprendizagem.
O presente trabalho propõe-se demonstrar, concretizar e avaliar o valor da
mobilidade na educação, através das potencialidades do m-learning no ensino
superior.
A demonstração é feita por via da construção de um sistema, baseado na
arquitectura cliente/servidor (sobre http) optimizado para dispositivos móveis,
nomeadamente PDAs
Este sistema é constituído por dois módulos: MyWorkspace e FormManager.
O módulo MyWorkspace disponibiliza on-line todos os recursos existentes nas
áreas de trabalho de cada utilizador da plataforma de ensino colaborativo
Sakai, da Universidade Fernando Pessoa (UFP), esta interligação é feita
através de um Web service disponibilizado para o efeito.
O FormManager possibilita ao docente construir formulários de interacção
(testes ou inquéritos) para disponibilizar em contexto de sala de aula. Estes
são realizados através dos dispositivos móveis, o docente obtém os resultados
de forma contínua e em tempo real através do seu PDA ou Pocket PC.
Após os testes do protótipo a avaliação foi efectuada por um grupo de
dezanove alunos e de três docentes.
Dos resultados destaca-se o módulo MyWorkspaces por ser útil ou mesmo
bastante útil, uma vez que torna mais fácil o acesso aos conteúdos. A
inovação e melhoria de ensino/aprendizagem bem como o facilitar e fomentar
a interacção entre os intervenientes na sala de aula, são resultados inferidos
da avaliação do sistema proposto.
Os dois grupos (alunos e docentes) afirmam, de forma maioritária, que
estariam disponíveis a utilizar o protótipo em ambientes de aprendizagem.
É possível afirmar que o protótipo tem uma apreciação global positiva.
Foi igualmente conduzido um estudo prévio sobre a usabilidade, portabilidade
e interactividade entre os actores e o sistema, segundo a avaliação efectuada,
cujos resultados são reportados.
ABSTRACT: A paradigm change on education along with the evolution of mobile devices
allows the creation of the Mobile Learning concept (also known as m-learning).
M-learning takes advantage of mobile technologies to improve the learning
experience.
This work intends to demonstrate and assess the use of mobility to support the
learning, in a higher education context. The demonstration is made by the
development of a prototype, based on a client/server architecture (under http),
optimised for mobile devices as PDAs.
The proposed system is composed by two modules: MyWorkspace and
FormManager.
The MyWorkspace module allows on-line access to resources from works
areas available for each user of the collaborative learning environment (base
don Sakai technology) of the University Fernando Pessoa. This integration is
made by using a Web service.
The FormManager module allows a given teacher to build interaction forms
(tests and quizzes) to be used in a classroom context. The interactive forms are
to be used by móbile devices and the teacher gathers information in real time
with its own PDA or Pocket PC.
Following the prototype tests, its evaluation was conducted with a group of
nineteen students and three teachers. The collected results show that the
MyWorkspaces module was considered as useful or very useful as it turns
resources access even more easily.
Additionally, the system evaluation allows to infer that such facilities allow both
the innovation and the increasing of the learning experience in classroom. Both
groups (students and teachers) majority agree that they would use the
prototype in another learning context. Thus the prototype as received a global
positive evaluation.
It was also conducted a preliminary study on usability and portability between
the system actors and the system itself; the results are also briefly reported in
this work. Mestrado em Gestão da Informação