Author(s):
Pimentel, Emanuelle de Melo
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1532
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão do turismo; Indústria do turismo; Oferta turística; Estratégias de desenvolvimento; Planeamento do turismo
Description
A sazonalidade do turismo é a flutuação da procura turística durante os meses
do ano. A oferta turística, sendo um dos actores do sistema do turismo, é
também responsável na gestão da sazonalidade. A oferta turística, conforme
subdivisão da Conta Satélite do Turismo, pode ser representada pelos sete
produtos característicos do turismo: alojamento, restauração, transporte,
agência e operadora de viagens, serviços culturais, serviços de lazer e outros.
A gestão da sazonalidade pode ser realizada com a adopção de estratégias,
mas cada produto característico exige acções diferenciadas para atenuar os
impactes negativos da sazonalidade neste sector. Desta forma, nesta tese de
mestrado, apresenta-se o estudo realizado com a oferta turística algarvia
analisando-se as estratégias adoptadas por cada produto característico. Os
resultados obtidos demonstram que as causas da sazonalidade, os impactes e
os tipos de estratégias são diferenciais para cada sector. No entanto, há uma
lacuna a ser preenchida. No caso do Algarve, sugere-se a associação dos
gestores no desenvolvimento de estratégias que possam atenuar os impactes
negativos da sazonalidade do turismo na empresa, mas que tenham como
objectivo a gestão da sazonalidade do turismo do destino. A visão estratégica
de todos os gestores deve estar focada na gestão da sazonalidade do turismo
do destino. Os resultados obtidos com o estudo empírico e as discussões
relacionadas com a teoria abordada, evidenciou que a adopção de estratégias
em conjunto pode colaborar para a gestão da sazonalidade do turismo.
ABSTRACT: The tourism seasonality is the fluctuation of the tourism demand during the
months of the year. The tourist supply, being one of the actors of the tourism
system, is also responsible for the seasonality management. The tourist supply,
as subdivision of Tourism Satellite Count, can be represented by the seven
tourist characteristic products: hostels, restaurants, transport, agency and tour
operator, cultural service, leisure services and others. The seasonality
management can be carries through with the adoption of strategies, but each
characteristics product demands differentiated actions to attenuate the
negatives impacts of the seasonality. Of this form, in this master thesis,
presents the study about the tourist supply of Algarve analyzing the strategies
adopted by each characteristic product. The results demonstrate that the
seasonality causes, the impacts and the types of strategies are distinguishing
for each sector. However, it has a gap to be filled. In the case of the Algarve, it
is suggested the association of the managers in the development of the
strategies those can mitigate the negative effects of the seasonality, but they
need to have the objective the management of the destination tourism
seasonality. The strategically vision of all managers must be focused in the
seasonality management. The results gotten with the empirical study and the
discussion related with the boarded theory, evidenced that adoption of
strategies in set can collaborate for the management of the tourism seasonality. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento do Turismo