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O comportamento do visitante das caves do vinho do Porto : da hipérbole de baco...

Autor(es): Guedes, Carla Patrícia da Silva cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1503

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Gestão do turismo; Desenvolvimento do turismo; Comportamento dos consumidores; Estudo de caso


Descrição
O presente trabalho trata o caso das caves do vinho do Porto, ponto de atracção turística situado em Vila Nova de Gaia, pelas suas duas vertentes: oferta e procura. Pelo lado da procura procurou-se fazer uma caracterização do perfil do visitante, utilizando para isso variáveis demográficas e socio-económicas; suas motivações e canais de informação mais utilizados. Ainda pelo lado da procura, este estudo apresenta dois segmentos de mercado distintos e verifica o comportamento de cada um deles no momento da compra de vinho do Porto, utilizando variáveis relacionadas com o vinho, a cave e os serviços nela prestados. Desta forma pretende-se ter um conhecimento mais efectivo do comportamento dos visitantes e potenciais consumidores, que permitirá aos gestores de enoturismo direccionarem de forma mais eficaz as suas campanhas promocionais. Verificar o comportamento futuro destes visitantes no que respeita a visitas repetidas, passa palavra positivo e compras futuras, foi também um dos objectivos desta dissertação. Pelo lado da oferta, realizou-se um levantamento dos serviços prestados em cada uma das caves e verificou-se o que cada visitante mais privilegia no momento de decidir que cave visitar. O inquérito à Procura foi distribuído no mês de Setembro de 2004. Os dados foram tratados no programa SPSS. ABSTRACT: This essay analyses the role of the Port wine lodges, located in Vila Nova de Gaia, as a tourist attraction in its two features: offer and demand. As to the aspect of demand the aim was to portray the visitors’ profile by using demographical and socio-economical variables, their motivations and the most used information channels. Moreover, this work presents two different market segments and verifies the individual behaviour during the act of purchasing Port wine using several variables related to the wine, cellar and services provided. By applying this method we intended to grant a more thorough knowledge not only of the visitors’ behaviour but also of potential consumers. This will allow wine tourism managers to be more effective in their promotional campaigns. The aim of this work was also to verify the visitors’ future behaviour concerning repeated visits, positive word of mouth and future purchases. As to the offer, a study was made regarding the services provided in all Port wine lodges and we confirmed what is the most important feature which influences each visitor to decide which Port wine lodge to visit. The inquiry to demand was distributed in the month of September 2004. The data was processed by SPSS program. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Carlos
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