Author(s):
Sambugaro, Cristiane
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1496
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão do turismo; Estratégias de desenvolvimento; Desenvolvimento sustentável; Organizações sem fins lucrativos
Description
No Brasil, as instituições não lucrativas exercem também o papel do Estado na
execução das políticas públicas, uma vez que os recursos financeiros são
escassos e país geograficamente extenso. Tais execuções das políticas
públicas acabam por exercer um papel importante no desenvolvimento do
turismo, uma vez que, através de projectos sociais, provocam um processo de
mudança social, tanto em nível cultural quanto ambiental. Desta forma, um dos
maiores desafios hoje da gestão para o Terceiro Sector é envolver todos os
actores sociais no processo, todos os beneficiários das acções sociais, o que
se chama de Gestão Participativa. Para tanto, duas condições são
necessárias: a articulação e a responsabilidade social empresarial (RSE). Em
abordagens sobre o desenvolvimento em turismo, revelam-se as dificuldades
das implantações das políticas publicas, e que o processo de gestão social
implantado pelas organizações não lucrativas facilita a execução de tais
políticas, ajudando no processo de crescimento. Sendo assim, através de uma
análise das instituições não lucrativas do Estado de São Paulo – Brasil, esta
investigação propõe uma reflexão sobre o real papel e importância do
envolvimento do Terceiro Sector para o crescimento turístico local,
principalmente através das áreas de actuação nas artes, cultura e meio
ambiente.
ABSTRACT: In Brazil, the non-profit organizations have the same role of the State in the
execution of the public policies, considering that the financial resources are
insufficient and the country geographically quite big. These public policies end
up having an important role in the development of tourism, because, through
social programs, they cause a continuous changing process, both culturally and
environmentally. Therefore, involving all the social actors in this process is,
nowadays, one of the main challenges of the Tertiary Sector management. This
is the same as saying that all that beneficiaries from the social actions should
be involved, which is commonly called Participative Management. To make this
happen, two conditions are necessary: articulation and Corporate Social
Responsibility. In approaches about development in tourism, the difficulties of
implementation of public policies are revealed, and the process of social
management of non-profit organizations helps the execution of such policies as
well as the growth process. Considering all this, through an analysis of the nonprofit
organizations from the State of São Paulo – Brazil, this investigation
proposes a reflection about the real role and importance of involving the
Tertiary Sector in the local tourism growth, mainly through areas connected
with arts, culture and the environment. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo