Author(s):
Teixeira, Gualter Henrique Vieira de Jesus
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1488
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão de operações; Indústria do calçado; Competitividade das empresas; Redes de abastecimento
Description
A presente dissertação procura demonstrar de que forma a Gestão da Cadeia
de Abastecimento e as sinergias obtidas no âmbito do “Cluster”, se podem
conjugar na definição estratégica da indústria portuguesa do calçado e
consequentemente contribuírem para o desenvolvimento sustentado e
competitivo das empresas deste sector industrial.
Neste enquadramento foi essencial analisar as determinantes da
competitividade, principalmente da competitividade empresarial e numa
perspectiva mais específica perceber o posicionamento desta indústria no
contexto global e identificar os factores determinantes perante o novo
paradigma, flexibilidade, inovação, diferenciação e serviço ao cliente, que se
desenvolve na mesma.
Analisar a indústria do calçado nacional hoje, implica perceber o ponto de
viragem em que esta se encontra e que leva ao afastamento do tradicional
paradigma da estratégia de baixo custo e da produção em massa, passando
agora por uma fase de reavaliação à medida que a pressão pela conquista do
cliente aumenta, apostando em segmentos de maior valor acrescentado, na
retenção da maior franja desse valor, no posicionamento mais próximo do
cliente e no desenvolvimento de novas competências ligadas ao domínio dos
canais de distribuição e à marca.
É, neste contexto de modernidade e de globalização que se procura identificar
de que maneira as novas formas organizacionais baseadas na cooperação, se
podem posicionar como fontes de vantagem competitiva nesta indústria.
ABSTRACT: The present dissertation seeks to demonstrate the way Supply Chain
Management and the obtained synergy in the scope of cluster can combine in
the strategic definition of the portuguese footwear industry and this contribute
towards the sustainable and competitive development of this industry.
In this framework it was essential to analyse the determinants of
competitiveness, mainly of the managerial competitiveness and, in a more
specific approach, to understand its standing-point this industry in the overall
context, as well as to identify the determining factors concerning the new
paradigm, flexibility, innovation, differentiation, customer service, that develops
in the same.
And today’s national footwear industry involves understanding the turning point
in which it stands and that leads to the removal of the traditional paradigm of
the low cost strategy and mass-production. Due to the increasing pressure to
win over customers, it is now going through a re-evaluation process, betting on
retaining the most of its value, on a closer and more personalized contact with
the customer and also on the development of new skills related to the brand
and the control of the distribution channels.
It is in this context of modernity and globalisation that one seeks to identify the
way the new organisational structures based on cooperation can become
sources of competitive advantage in this industry.