Author(s):
Carrasquinho, Susana Maria Neto
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1471
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências; Práticas educativas; Resolução de problemas; Aprendizagem pela resolução de problemas
Description
O impacte da investigação em Didáctica das Ciências nas práticas dos
professores tem sido questionado devido ao seu efeito limitado. Neste estudo
procurou-se aprofundar a compreensão deste problema, assumindo-se como
principal hipótese de trabalho que se os resultados emergentes da
investigação em Didáctica se apresentassem como úteis e relevantes, isso
poderia contribuir para optimizar o referido impacte. A investigação sobre o
Ensino por Resolução de Problemas foi o tema escolhido para a
implementação do processo de pragmatização proposto por Evans (2002).
O estudo empírico decorreu em duas fases planeadas em articulação entre si.
A primeira foi predominantemente quantitativa com recurso a um questionário
concebido para este estudo com base noutros desenvolvidos por
investigadores. Esta fase subdividiu-se, ainda, em duas etapas. Numa primeira
etapa, procedeu-se à elaboração e validação do questionário. Na segunda
etapa partiu-se de uma amostra estratificada de professores a leccionarem
Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e
secundário no norte do País. Os resultados obtidos pela implementação do
questionário reforçaram a sustentação da necessidade de implementar formas
potenciadoras do impacte da investigação nas práticas, sustentando a
necessidade do estudo realizado na 2ª fase.
Na segunda fase optou-se por uma metodologia com um design de
investigação-acção, na qual participaram quatro (4) Professoras de Ciências
Naturais e de Ciências Físico-Químicas a frequentar um Círculo de Estudos.
Nesta fase procurou-se compreender o processo de pragmatização da teoria a
partir da concepção, implementação e avaliação de um Ensino centrado na
Resolução de Problemas enquadrado nas Orientações Curriculares actuais
para a área das Ciências Físicas e Naturais no 3º Ciclo do Ensino Básico.
Também esta fase foi dividida em duas etapas, a primeira de natureza mais
exploratória. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se à entrevista
às professoras, a Diários de Aula construídos pelas mesmas e a Snapshots
preenchidos pelos seus alunos. Através das entrevistas verificou-se que,
inicialmente, as professoras expressavam uma impressão negativa
relativamente à função da investigação, salientando a sua pouca utilidade e
relevância, assim como o sentimento que os resultados emergentes da
investigação são irrelevantes e, raramente, possíveis de implementar ou
mesmo impraticáveis. Através das entrevistas finais foi possível verificar: i) o
feedback positivo dos alunos relativamente à implementação de um ensino por
Resolução de Problemas e ii) que os dilemas com que as docentes se
confrontaram podem ter sido atenuados pelo trabalho em par pedagógico e
pela colaboração com a professora-investigadora. Através dos Diários de Aula
foi possível acompanhar o desenvolvimento e gestão das planificações, bem
como os dilemas com que as professoras se deparavam na implementação do
Ensino por Resolução de Problemas. As respostas dos alunos aos Snapshots
parecem indicar que estes valorizaram as actividades dinamizadas e os
recursos didácticos utilizados. Os alunos realçaram, também, as atitudes das
professoras como aspecto positivo, o que parece indicar que a pragmatização
relativa ao Ensino por Resolução de Problemas foi encarada como positiva
também do ponto de vista dos alunos. Como principal conclusão pode referirse
que o processo de pragmatização da teoria parece ser um meio capaz de
optimizar o impacte da investigação nas práticas dos professores.
ABSTRACT: The impact of Science Education research on teachers’ practices has been
questioned due to its limited effect. In this study we intend to understand this
problem assuming that if the results emerging from Science Education
research are presented as relevant and useful, this can contribute to optimize
the above mentioned impact. The topic of problem-solving based teaching had
been chosen to implement Evans’ pragmatization theory process (2002). The
empirical study included two phases planed in articulation between them. The
first phase, divided in two sub-phases, is predominantly quantitative, and used
as instrument to collect data a questionnaire designed taking account others
developed previously by researchers. In its first sub-phase, the questionnaire
was developed and validated. In the second sub-phase, the questionnaire was
administered to a stratified sample of Natural Science and Chemical/Physical
Sciences Teachers (at 3 cycle of basic education and secondary) working in
northern Portugal. The questionnaire results reinforced the need to implement
ways leading to the research impact on practices, supporting the need of the
second phase study.
In the second phase, the research design undertaken was an action research,
in which four (4) Natural and Physical Sciences teachers attend a professional
development course. At this stage we intended to understand the theory
pragmatization process, through the conception, implementation and evaluation
of a Natural and Physical Sciences Problem Based Teaching and Learning
Curriculum, integrated on the Portuguese Curricular Orientations for the 3th
cycle of Basic Education. Also this phase was divided into two sub-phases,
being the first of exploratory nature. As data collection instruments we used
teacher’s interviews, classroom diaries written by teachers and snapshots filled
in by pupils. In the initial interviews, teachers expressed a negative view on
research implications in their work, namely limited usefulness, in the sense that
the results stemming from research were irrelevant, with scarce or none
applicability at all. In the later interviews, the results confirmed: i) the positive
feedback from pupils regarding the use of problem solving, and ii) that the
dilemmas which teachers are confronted with may be reduced by collaborative
work and also by cooperation between teachers and researcher. Through
classroom diaries it was possible to monitor the development and management
of the curriculum, as well as the dilemmas with which teachers were confronted
during the implementation of the Natural and Physical Sciences Problem
Based Teaching and Learning Curriculum.The answers to the snapshots
seems to indicate that students considered as important the activities and the
resources used. The students also considered their teachers’ attitude as
positive, suggesting that pragmatization process theory had been seen as
positive by them.
The main conclusion of this study is that pragmatization process theory seems
to be able to maximise the impact of Science Education research on teachers’
practices. Doutoramento em Didáctica