Autor(es):
Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1470
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Didáctica das línguas; Formação inicial de professores; Educação intercultural; Diversidade linguística; Multilinguismo
Descrição
O presente trabalho insere-se no âmbito dos estudos sobre formação inicial de
professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), tratando as questões da
sensibilização à diversidade linguística e cultural, no quadro das actuais
políticas linguísticas europeias de desenvolvimento de uma competência
plurilingue e pluricultural a partir dos primeiros anos de escolaridade.
Analisa-se uma experiência de formação desenvolvida durante o ano lectivo de
2000/2001, no âmbito da disciplina de Seminário, do 4º ano da Licenciatura em
Ensino Básico – 1º Ciclo, da Universidade de Aveiro, disciplina a par da Prática
Pedagógica Supervisionada. Participaram neste estudo, enquanto sujeitos-alvo
do programa de formação e do projecto de investigação, dois grupos de três
futuras professoras que conceberam, desenvolveram e avaliaram projectos de
investigação-acção de sensibilização à diversidade linguística com crianças do
1º CEB.
Os dados a analisar foram recolhidos através da observação participante de
sessões de formação gravadas e transcritas e de questionários, diários e
entrevistas, tendo-se optado pela análise de conteúdo como procedimento de
análise do corpus.
Os resultados obtidos permitem concluir que a área da sensibilização à
diversidade linguística é uma via importante de formação, na medida em que
permite formar professores mais abertos, mais conscientes da complexidade e
diversidade do mundo de hoje e mais capazes de uma intervenção educativa
na área da educação em línguas em interligação estreita com as áreas
curriculares do 1º CEB, potenciando estas mesmas áreas com uma visibilidade
educativa mais significativa. Os resultados indiciam que a estratégia de
formação desenvolvida e analisada contribuiu para o desenvolvimento pessoal
e profissional dos futuros professores, permitindo-lhes a reconstrução de
imagens acerca da diversidade linguística e capacitando-os para a iniciação à
construção de uma competência plurilingue e pluricultural. Salienta-se, neste
estudo, o papel determinante do contacto com situações linguísticas e culturais
diversificadas, em conjugação com a análise de materiais didácticos e com a
concepção e desenvolvimento de projectos de intervenção de sensibilização à
diversidade linguística em contexto educativo.
ABSTRACT: This study has been developed as a Primary teacher education research that
deals with linguistic and cultural awareness issues, within the framework of the
current European linguistic policies focussing on the development of a
plurilingual and pluricultural competence since early school education.
The study comprehends an analysis of an initial teacher training experience
developed during 2000/2001, within the scope of the subject Seminar included
in the graduation curriculum of the Primary Teacher Education course at the
University of Aveiro. This subject occurs simultaneously with Supervised
Teaching Practice at schools. Two groups of three future teachers were
involved in the training programme and the research project, and conceived,
developed and evaluated action-research projects centred on linguistic diversity
awareness among primary school children.
The data were collected by means of participant observation of training
sessions which were videotaped and transcribed, questionnaires, journals and
interviews. Content analysis was the adopted procedure to analyse the corpus.
The outcomes allow us to conclude that the domain of linguistic diversity
awareness is an important means of development in teacher education, as it
leads to develop future professionals who are more open, more aware of the
complexity and diversity in the world today, and who are more capable of an
educational intervention in the area of Language Education, in close articulation
with the curricular areas for Primary Education, granting the latter a more
significant educational visibility. The outcomes indicate that the teacher
education strategy which was developed and analysed was a contribution for
the personal and professional development of the future teachers, and that it
allowed them to reconstruct their own images regarding linguistic diversity and
to initiate the construction of a plurilingual and pluricultural competence.
This study underlines the decisive role of the contact with diverse linguistic and
cultural situations in primary teacher education, in interaction with the analysis
of didactic materials and the conception and development of intervention
projects for linguistic diversity awareness. Doutoramento em Didáctica