Autor(es):
Santos, Maria Leonor Simões dos
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1468
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Didáctica das línguas; Ensino de línguas estrangeiras; Ensino secundário; Multilinguismo; Comunicação intercultural
Descrição
Enquadrado no domínio de uma Didáctica de Línguas que se tem debruçado,
nos últimos anos, sobre a formação no e para o Plurilinguismo, este trabalho
pretende contribuir para a clarificação de uma noção que, neste campo, tem
vindo a ganhar relevo: a noção de Intercompreensão (e sua relação com o
processo de ensino-aprendizagem de línguas).
Inspirados pelos desenvolvimentos teóricos e práticos de diversos projectos
europeus construídos em torno desta noção, concebemos um projecto de
intervenção didáctica (Projecto Plurilingue) por meio do qual procurámos: i)
compreender como trabalhar com o Plurilinguismo e a Intercompreensão como
objectivos formativos, no contexto de uma disciplina específica de ensino-
-aprendizagem de línguas, integrada no currículo escolar português (uma
turma de Latim do Ensino Secundário); ii) iluminar os diferentes entendimentos
de “intercompreensão” que encontrámos na literatura consultada, através da
desocultação dos processos envolvidos nas actividades de compreensão de
dados verbais desconhecidos propostas a um público escolar concreto.
A análise dos dados recolhidos, realizada em torno das potencialidades
formativas da integração de uma abordagem plurilingue em aula de língua,
mostra que é possível, em contexto escolar, enriquecer com a perspectiva
plurilingue o trabalho curricular já realizado, contribuindo, deste modo, para o
desenvolvimento da Competência Plurilingue dos aprendentes, bem como de
outras competências associadas aos processos de interacção com e
aprendizagem de diferentes línguas. Assim se contribuirá, igualmente, para a
formação de sujeitos capazes de participarem, com sucesso, em situações de
interacção com outros sujeitos ou com dados verbais desconhecidos, num
processo de co-construção de sentidos que concretiza o entendimento
proposto de “Intercompreensão”.
ABSTRACT: This study, framed in the scientific domain of Language Didactics, which has
focused on the education in and for plurilingualism in the last years, aims to
contribute to the clarification of a concept that has been valued in the field: the
concept of Intercomprehension (and its connections with the language teaching
and learning process).
Inspired by the theoretical and practical development of several European
projects built around this notion, we conceived a didactical intervention project
(Plurilingual Project) aiming: i) to understand how to work Plurilingualism and
Intercomprehension as formative aims, in the context of a specific language
learning subject integrated in the Portuguese school curriculum (a Latin class in
the Secondary School); ii) to illuminate different understandings about
“intercomprehension” found in the reviewed literature, through the analysis of
the processes involved in the comprehension of unknown verbal data activities
proposed to a real school public.
The analysis of the collected data on the formative potentialities of the
integration of a plurilingual approach in the language classroom shows that it is
possible, in the school context, to enrich the curricular work with the plurilingual
approach thus contributing: i) to the development of students’ Plurilingual
Competence, as well as other competences related to the processes of
interaction and learning of different languages; ii) to the education of individuals
capable to participate successfully in situations of interaction with other
individuals or unknown verbal data, through a process of co-construction of
meanings that realizes the notion of Intercomprehension as we understand it.