Author(s):
Nunes, Alexandra Maria Paiva Castro
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1466
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Formação de professores; Professores do secundário; Desenvolvimento profissional; Investigação educativa
Description
O presente trabalho propõe-se divulgar os percursos e os resultados de
um programa de desenvolvimento profissional do professor que
decorreu ao longo de um ano lectivo numa escola secundária do distrito
de Aveiro. O programa em causa baseou-se na premissa que a
aprendizagem, a (re)construção do conhecimento profissional dos
professores e a mudança de práticas são influenciadas por factores
pessoais e contextuais, pelo que a sua concepção e implementação
apresentam uma natureza colaborativa e o seu formato recupera
procedimentos associados à supervisão clínica, em diálogo aberto e
permanente com a reflexão e com a investigação-acção. Assim, ao
longo deste texto analisamos não só alguns dos contributos teóricos
mais significativos para esta dinâmica do desenvolvimento profissional
do professor, como também alguns dos episódios e das histórias reais
que marcaram este estudo exploratório, de modo a contribuir também
para um alargamento do conhecimento actual neste domínio particular.
Os resultados deste estudo revelam que a colaboração e a reflexão são
catalizadores da experimentação de novas estratégias e do desejo de
melhoria e que a investigação-acção é encarada também como uma
estratégia conducente à reflexão e à alteração de práticas de ensino.
Para além disso, também se concluiu que o programa implementado
exerceu um impacto positivo nas concepções, conhecimento
profissional e práticas de ensino das docentes que nele participaram,
bem como nos alunos, em especial no que diz respeito ao seu domínio
linguístico e às representações que possuíam sobre o perfil do bom
aluno à disciplina de Inglês.
Finalmente, e considerando a natureza exploratória do estudo, não
poderíamos deixar também de apresentar sugestões para futuras
investigações num âmbito mais alargado da temática analisada.
ABSTRACT: In this study we aim at sharing the processes and results of a staff
development program that was carried out over the period of one year
in a secondary school of the district of Aveiro. The program was
grounded in the premise that learning, the (re)construction of teachers'
professional knowledge and the change of practices are deeply
influenced by personal as well as by contextual factors. Therefore, its
conception and development stem from a collaborative endeavor and
its general outline is based on procedures intimately associated with
clinical supervision, in an open and on-going communication with
reflection and action-research. Hence, we analyze not only some of the
most relevant educational contributions to the professional development
forum that informed our research, but also some of the stages and
stories that this exploratory study disclosed, thus contributing towards a
deeper understanding of current knowledge in this particular domain.
The main results of the study show that collaboration and reflection are
catalysts of the experimentation of new strategies, of the desire for self-
-improvement and action-research is viewed as a means to reflection
and practice change. Furthermore, the program implemented had a
positive impact on the conceptions, professional knowledge and
teaching practices of the participants in the study. Impact on the
students was also positively felt, especially at the level of writing skills
and their representations of what a good English language student
should be.
Suggestions for future research in the area are also put forward. Doutoramento em Didáctica