Author(s):
Tomaz, Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1456
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão de professores; Formação de professores; Formação inicial; Professores do básico 1º ciclo; Educação para a cidadania
Description
As grandes mudanças e transformações que se fazem sentir na sociedade
actual, fruto de uma conjugação de factores de diversa ordem, conduziram à
emergência do debate em torno dos conceitos de cidadania e de educação
para a cidadania, num processo que se tem vindo a acentuar sobretudo a
partir da década de 90 do século vinte. Neste contexto, e tendo a escola
uma função social e educadora, é fundamental a formação de profissionais
de educação de elevada qualidade capazes de proporcionar e de garantir
aos seus alunos quer os instrumentos essenciais de aprendizagem, quer os
conhecimentos, os valores, as atitudes e as competências necessárias para
que estes possam também compreender a complexidade do mundo em que
vivem e exercer plenamente a sua cidadania alicerçada no respeito pelos
direitos humanos e liberdades fundamentais.
Deste modo, este estudo tem como principal objectivo aprofundar o
conhecimento sobre a formação inicial de professores, nomeadamente
quanto ao desenvolvimento das competências de reflexão crítica e de
intervenção curricular de alunos futuros professores de modo a que possam
imprimir à sua acção uma intencionalidade estratégica e socialmente
transformadora, dando-se particular relevo à compreensão das concepções
subjacentes a essa mesma intervenção na área da educação para a
cidadania.
A recolha de dados decorreu no âmbito das actividades de formação e de
supervisão relativas à disciplina de Prática Pedagógica do 4º ano da
Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo, da Universidade de Aveiro
durante o ano lectivo de 2002/2003 e teve como participantes seis
formandos agrupados em dois núcleos, as respectivas supervisoras
cooperantes e a supervisora institucional que foi, concomitantemente, a
investigadora principal. Esta investigação desenvolveu-se de acordo com
uma abordagem de natureza qualitativa, interpretativa e complexa, na qual
se relevam os princípios de totalidade (os fenómenos em estudo percebidos
como sistema global, aberto, transformável e dinâmico) e de recursividade
(pressupondo uma relação dialéctica entre os subsistemas integradores),
princípios esses, subjacentes à análise de tipo sistémico.
De forma a ser possível construir uma visão integrada do objecto de estudo
foi utilizado um conjunto diverso e complementar de procedimentos
investigativos. Como instrumentos específicos recorremos à inquirição por
questionário e à entrevista semiestruturada. A inquirição por questionário foi
aplicada aos supervisores cooperantes e aos formandos. No que se refere a
estes últimos, este instrumento foi aplicado em dois momentos distanciados
com vista a percebermos se, do primeiro para o segundo momento, se
processaram, ou não, indícios de mudança nas suas concepções de
currículo e de educação para a cidadania de modo a esboçarmos um perfil
profissional dos futuros professores.
Seguidamente recorremos à utilização de entrevistas semiestruturadas junto
das supervisoras cooperantes que supervisionaram as práticas pedagógicas
destes formandos, com a finalidade de compreendermos como é que esse
perfil profissional se foi constituindo ao longo do ano lectivo e também para
percebermos de que modo é que a interacção desenvolvida e os contextos
de acção influenciaram esse perfil.
Como fontes de informação complementar, recorremos aos portfolios
reflexivos individuais construídos pelos futuros professores, ao longo de todo
o ano lectivo, aos registos em vídeo de algumas intervenções dos mesmos
em situação educativa no interior da sala de aula e ao Teaching portfolio do
investigador. O sistema de análise de dados usado pressupõe a
compreensão das relações ocorridas entre os subsistemas.
Os resultados do estudo sugerem que os participantes atribuem à educação
para a cidadania uma dupla finalidade (socializadora e transformadora),
sendo a abordagem de natureza transcurricular e experiencial, aquela que é
privilegiada pelos mesmos para a implementação desta área curricular.
Acentuam, também, uma matriz de intervenção curricular de natureza
flexível e participada. Os resultados apontam, ainda, para a influência das
supervisoras cooperantes e dos contextos de acção ao nível do
desenvolvimento das competências de reflexão crítica e de intervenção
curricular nos formandos, no âmbito da educação para a cidadania, através
da utilização pelas mesmas de múltiplas estratégias de formação e de
supervisão de forma reflexiva e intencional.
Globalmente o estudo reforça a importância dos contextos estimulantes na
formação de profissionais reflexivos e críticos, salientando o papel das
estratégias de supervisão e a centração na reflexão sobre as práticas em
situação.
ABSTRACT: The big changes and transformations that are happening in today’s society,
the product of many and diverse factors, have led to the emergence of a
debate around the concepts of citizenship and citizenship education in
schools, in a process that has been gathering strength mainly since the
decade of the 1990s. In this context, and with the school having a central
educational and social function, it is essential that trained competent
teaching professionals are capable of providing to their pupils the essential
learning tools and the knowledge, values, attitudes and competencies so that
they can understand the complexity of the world they live in and exercise
fully their citizenship founded on the respect for human rights and
fundamental liberties.
The present work has, as its primary aim, to deepen our knowledge on basic
teacher training, specifically regarding the development of critical thought
competencies and curricular intervention in students that will become
tomorrows’ teachers, so that they can give to their actions a strategic and
socially transforming intention, giving particular relevance to the
understanding of the concepts subjacent to this intervention in the area of
citizenship education.
Data collection happened during the activities of training and teacher
supervision of the course of Pedagogic Practice of the 4th year of the degree
in Primary School Teaching – 1st Cycle, of the University of Aveiro, during
the school year 2002/2003. The participants were six trainees, the respective
school supervising teachers and the institutional supervisor that was
simultaneously the principal researcher. This research was conducted in
accordance with a qualitative, interpretative and complex approach, where
relevance was given to the principles of totality (the phenomena under study
were perceived as an open, global and dynamic system) and recursiveness
(assuming a dialectic relationship between the sub-systems), principles that
are subjacent to systemic-type analyses.
A diverse and complementary group of procedures and investigative tools
was used so that an integral view of the study object could be developed. As
specific investigative tools we used questionnaires and semi-structured
interviews. Questionnaires were given to the trainees and their school
supervisors. For trainees questionnaires were given at two time periods (1st
in the beginning of 2002 and 2nd at the end of May 2003) in order to test if
from the first to the second period of data collection there were or not
changes in the conception of the curriculum and citizenship education of the
trainees and so that we could draw a collective professional profile.
We then resourced to the use of semi-structured interviews with the school
supervisors that supervised the pedagogic practice of the trainees with the
objective of understanding how this professional profile was developed
throughout the school year and also how the supervisors and their actions
have influenced the development of this profile.
As sources of complementary information we used the individual, reflexive
portfolios developed by the future teachers (trainees) developed throughout
the school year, the videos of some of their practice classes in a real
classroom as well as the teaching portfolio of the principal researcher. The
data analysis system presupposes an understanding of the relationships
between the sub-systems.
The results of the study suggest that the participants attribute to citizenship
training a double purpose (socializing and transforming), with the preferred
approach for the implementation of this curricular area being of a crosscurricular
and personal experience nature. Also they reveal a flexible and
participative curricular matrix. The results also point to the influence of
school supervisors and action contexts on the levels of competences
development and critical thinking and curricular intervention on the trainees,
in citizenship education, through the use by supervisors of multiple training
strategies and of an intentional and reflexive supervision style.
Globally, this study stresses the importance that stimulating methodologies
should have in the preparation of reflexive and critical teachers through
adequate supervision strategies and focus on practical situations. Doutoramento em Didáctica