Autor(es):
Gonçalo, Marina da Conceição Gonçalves
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1444
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Tecnologia da informação; Inovação pedagógica; Ensino das ciências; Papel dos professores
Descrição
Na Sociedade da Informação e de acordo com o Plano Tecnológico, a escola
tem um papel importante no acesso às tecnologias de informação e
comunicação (TIC), por parte dos seus alunos. No entanto, alguns estudos
indicam que as TIC ainda não são efectivamente utilizadas nos processos de
ensino e aprendizagem e quando o são, o seu uso tem muitas vezes subjacente
uma perspectiva tradicional de ensino. Muitos destes trabalhos são gerais pelo
que se reconhece a necessidade da realização de estudos que permitam
conhecer realidades específicas.
Havendo, em Portugal, uma escassez de estudos sobre as práticas de
integração das TIC no ensino das Ciências Físicas e Naturais (CFN) no 3º ciclo
do ensino básico, achamos de grande utilidade e relevância, efectuarmos um
trabalho de pesquisa que permita conhecer as práticas e atitudes dos
professores de CFN no que concerne à integração das TIC nas práticas
lectivas. Pretendeu-se ainda determinar o que leva professores destas áreas a
uma utilização exemplar das TIC nas suas práticas lectivas.
Com estes principais objectivos estruturados, planeámos e implementámos um
estudo descritivo-interpretativo, uma vez que se pretendia descrever um grupo
de sujeitos, dentro de um determinado contexto. Na fase empírica foram
utilizados dois instrumentos de recolha de dados. Num primeiro momento,
recorreu-se a um inquérito por questionário, aplicado aos professores que
leccionam CFN em escolas pertencentes ao distrito de Aveiro, distanciadas de
Aveiro num raio de 27km. Concluído este levantamento inicial, procedeu-se à
preparação e concretização de entrevistas, com o propósito de se explorarem
algumas questões que emergiram da análise feita aos dados obtidos através do
questionário inicial e recolher informações que possibilitasse identificar factores
que levam à utilização exemplar das TIC na leccionação de CFN.
Os resultados obtidos vão ao encontro da grande maioria das conclusões de
outros estudos de maior amplitude e de carácter geral. Os dados evidenciam
uma baixa utilização das TIC em interacção directa com os alunos, mas uma
grande utilização para fins administrativos, gestão pedagógica e
essencialmente para fins pessoais.
No que respeita aos factores que facilitam ou inibem uma utilização exemplar
das TIC nas CFN, realçamos (i) o número de TIC, (ii) o tempo que os
professores têm disponível para preparar as práticas lectivas em que se utilizem
as TIC, (iii) a formação dos professores no âmbito da utilização pessoal e
profissional das TIC, (iv) os percursos académicos e profissionais de cada
professor em relação às TIC, (v) a personalidade de cada professor, (vi) a forma
como cada professor consegue ultrapassar os obstáculos com que se depara e
finalmente (vii) os diversos apoios que poderão ser dados a cada professor,
nomeadamente por parte dos órgãos de gestão da sua escola.
Tendo em conta estes resultados delinearam-se algumas sugestões que
potenciam a utilização das TIC nas CFN. Alguns exemplos incluem o
incremento de formação que proporcione um maior desenvolvimento de
competências na área de exploração das TIC em contexto educativo e a
reestruturação dos currículos da formação inicial de professores. A inclusão das
TIC no Projecto Educativo de Escola de forma consistente e transversal é
também um factor importante a ter em conta para o máximo aproveitamento
destas tecnologias na sala de aula. No ensino das ciências os professores
deverão ainda utilizar as TIC nas suas aulas projectando experiências,
analisando e armazenando dados e simulando fenómenos.
ABSTRACT: In the information society we currently live in, the high school has an important
role in the integration of the current Technology Plan and in making Information
and Communication Technologies (ICT) accessible to their students.
A number of studies have revealed that at the moment, ICT have not yet
reached a broad level of employment in the teaching process. In addition, in the
few instances where that happened, those technologies have not been directly
used in the process of teaching and learning as it would be desirable. They are
instead applied to a more traditional teaching methodology.
However, many of these studies have only a very general character, therefore
exposing the need for studies that analyse the specific realities in the
classroom. These will allow a change in behaviour and methodologies, towards
taking advantage of the full potential and benefits of ICT.
As the source and vehicle of knowledge in the school, the teacher assumes a
central role in this change of behaviour and methodologies. One should
therefore look into the training of teachers as a process that is inseparable from
their own personal development, balancing the professional needs with their
respective personal interests.
Undertaking a research study to ascertain the practices, attitude and
methodologies of teachers in the CFN group is of paramount importance in light
of the current shortage of studies focusing on the integration of ICT in the
teaching of natural sciences in the 3rd cycle of basic education. Determining
how ICT is being incorporated into the current teaching practices will also allow
the formulation of a set of recommendations to more effectively make use of
those technologies in the process of teaching and learning.
With these key objectives structured, we have planned and implemented a
descriptive and interpretative study with the goal of describing a group of
individuals within a given context.
In the initial and empirical phase of this study we used two complementary
approaches for data collection. We first used an inquiry in the form of a
questionnaire applied to CFN teachers lecturing in schools of the Aveiro district
within a radius of 27km. After concluding this initial survey, we followed it with
the formulation and implementation of direct interviews with the aim of further
exploring the issues that emerged from the analysis performed after the initial
questionnaire. This allowed us to gather more specific information that could
extend and support our initial data.
The results we obtained are in agreement with the vast majority of the findings
of other studies of greater magnitude and generic nature. Our data
demonstrates a deficient use of ICT in the direct interaction with students and a
much broader use for administrative purposes, management training and
mainly for personal purposes.
Regarding factors that enhance or inhibit an exemplary use of ICT in CFN, we
highlight (i) the number of ICT, (ii) the time that teachers have available to
prepare the teaching practices in which they use ICT, (iii) the training of
teachers within the personal and professional use of ICT, (iv) the academic and
professional curriculum of each teacher with regard to ICT, (v) the personality
of each teacher, (vi) the way each teacher overcomes the obstacles he or she
faces and finally (vii) the various endorsements that may be given to each
teacher by the management boards of the school.
In function of these results we outlined some suggestions that encourage the
use of ICT in CFN. Examples of such suggestions are an enhanced training
that provides increased skills in the areas of ICT application in educational
contexts and a restructuring of the curricula by which teachers are instructed
and educated. The inclusion of ICT in the School Education Plan in a
consistent way is also an important factor for the best use of ICT. In the
teaching of science, teachers should use ICT in their classes by designing
experiments, analyzing and storing data and simulating useful phenomena. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia