Author(s):
Soares, José Manuel da Cruz
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1441
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Ensino da matemática; Padrões; Técnicas pedagógicas; Tecnologia da informação
Description
A Matemática é reconhecida por diversos autores como a Ciência dos
Padrões. Como tal, o estudo dos padrões, desde o início da escolaridade,
contribui para o desenvolvimento de diversas competências matemáticas e, de
um modo geral, para a compreensão do mundo que nos rodeia.
Paralelamente, a utilização de ferramentas informáticas em contexto de sala
de aula surge como resposta aos desafios impostos por uma sociedade em
permanente evolução tecnológica.
Trata-se de uma evolução que exige o desenvolvimento de novas
competências e destrezas que permitem acompanhar activamente o avanço
desta sociedade cada vez mais tecnológica e comunicante. Uma exigência que
desafia a escola a actualizar-se técnica e pedagogicamente de forma a cumprir
os seus objectivos enquanto instituição socializadora e formadora de cidadãos
activos e capazes de interagir neste mundo verdadeiramente tecnológico. Para
além desta exigência, não podem ser descuradas as potencialidades
didácticas de programas, softwares, applets, CD-ROM, as quais estimulam o
desenvolvimento de conceitos de uma forma activa e significativa.
É neste contexto que surge a presente dissertação de Mestrado, resultado de
um estudo de caso múltiplo, o qual pretende avaliar o impacto da exploração
de ferramentas informáticas, por alunos do 1º Ciclo, no desenvolvimento de
competências tecnológicas e matemáticas, relacionadas com a identificação,
reprodução, continuação, completamento e criação de padrões de diferente
complexidade.
A investigação desenvolveu-se num contexto de investigação-acção. O estudo
de caso foi desenvolvido com um grupo de 4 crianças com idades
compreendidas entre os 6 e os 7 anos. As principais técnicas de recolha de
dados foram a análise documental, a observação directa em contexto de sala
de aula e a inquirição.
Os dados recolhidos foram alvo de análise de conteúdo, essencialmente
qualitativa, orientada por categorias de análise definidas à luz dos objectivos
que se perseguiam. Foram apresentados de modo descritivo e interpretativo,
tendo-se recorrido a fotografias e transcrições de excertos de vídeo, do Diário
de Bordo e das produções dos alunos.
Através da análise dos dados, conclui-se que a utilização das referidas
ferramentas contribuiu para o desenvolvimento de competências tecnológicas
e para melhor apropriação do sentido de padrão, sendo que este se associou a
uma melhor compreensão de sentido de número.
ABSTRACT: Mathematic is known as the science of patterns by many authors. The study of
patterns, since the beginning of school, contributes for the development of
several math competences and in a general manner, for a better environment
understanding of what surround us. In the same way, the use of informatics
tools in a classroom is an answer for the challenges that are imposed by a
dynamic technological society. This evolution brings the development of new
abilities wich allow the society progress, that's more and more communicative
and technological. A demand that permit school to actualize itself
technologically and pedagogically, with the purpose of achieving their
objectives as a socialized institution and an active and able citizen former,
capable of interacting with this new reality. Besides this, we can't forget
didactical potentialities programs, software, applets, CD-ROMs' that simulate concept expansion in an active and significant way.
It's in that context that the study appears, resulting of a multiple case study,
which wants to evaluate the informatics tools exploration impact by students
(elementary grade level), in their math abilities through identification,
reproduction, continuation and creation of different patterns. The investigation
method was a multiple case study, developed in a context of action research.
The mains investigation techniques adopted were documental analyses, direct
observation of a classroom context and interviews. The study was developed
with a group of children aged between six and seven years old. The data,
involving student's productions, logbooks, potos and videos transcriptions,
were qualitatively analyzed, from an interpretative and descriptive way.
Through the data analyses, it concludes that the use of the tools above
described allowed the development of technological and mathematical skills,
namely the sense of pattern and number. Mestrado em Multimédia em Educação