Author(s):
Rodrigues, Sónia Cristina dos Anjos
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1439
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão de professores; Formação de professores; Professores de ciências; Cooperação em educação; Comunidades virtuais
Description
Os processos de inovação resultantes da crescente utilização das tecnologias
de informação e comunicação vieram impulsionar a comunicação e a
aprendizagem em rede, ao nível da educação e formação. As redes de
comunicação são um meio por excelência para a constituição de comunidades
de aprendizagem online potenciadas na formação de professores. Esta nova
tendência de formação valoriza a comunicação e interacção entre formandos e
entre estes e o(s) supervisor(es) criando condições para a construção do
conhecimento de forma participada e colaborativa. Associada à necessidade
de consolidar o espírito e a prática da formação contínua está a procura de
novos modelos e estratégias de formação/supervisão capazes de serem
conciliáveis com as responsabilidades profissionais, familiares e sociais.
A finalidade do presente estudo centrou-se na análise do processo supervisivo
desenvolvido no contexto de formação online de professores, realizada no
domínio das Ciências, nomeadamente no que diz respeito aos papéis
desempenhados pelos diversos intervenientes - supervisora e formandos. O
contexto é uma acção de formação realizada em formato a distância, no
âmbito do projecto “European Teachers Professional Development for Science
Teaching in a Web-based Enviroment (EuSTD-web)” (129455-CP-1-PTCOMENIUS-
C21).
Do ponto de vista metodológico, a investigação é do tipo de estudo de caso
único de carácter exploratório, inserido num paradigma qualitativo de
investigação, que cruzou informação recolhida através de diferentes
instrumentos (inquérito por questionário, interacções na plataforma “Moodle”,
notas de campo da investigadora e portefólios dos formandos).
As conclusões mais genéricas apontam no sentido de confirmar os
pressupostos adiantados no enquadramento teórico. Enaltece-se as
características do supervisor como incentivador, estimulador de partilha,
dinamizador de reflexão, propiciador de novas perspectivas de conhecimento,
bem como uma supervisão constante do processo de co-construção do
conhecimento, contribuindo para o processo de desenvolvimento pessoal e
profissional do formando. Este último, assume-se como sujeito activo do seu
processo de construção do conhecimento alicerçado nas características de
autodisciplina, autonomia, competências reflexivas, construção colaborativa de
conhecimento e auto-gestão do tempo.
ABSTRACT: The innovation processes resulting from the growing use of information and
communication technologies have stimulated online communication and
learning, as far as education and training are concerned. The communication
networks are a privileged means to the creation of online learning communities
enhanced by teacher training. This new training tendency enhances the
communication and interaction among trainees and among trainees and
trainer(s), thus making way to a collaborative and participative construction of
knowledge. The search for new training /supervising models and strategies
able of being adjustable to the professional, family and social responsibilities is
deeply connected to the need for the consolidation of the spirit and practice of
continuing education.
The purpose of this study was centered on the analysis of the supervising
process developed in the online teacher training context and which took place
in the Sciences domain, namely as far as role-playing is concerned –
supervisor and trainees. The context is a training course carried out in a long
distance format, integrated in the project “European Teachers Professional
Development for Science Teaching in a Web-based Enviroment (EuSTD-web)”
(129455-CP-1-PT-COMENIUS-C21).
In the methodological point of view, the investigation is the kind of a unique
case study of exploratory nature, included in a qualitative paradigm of
investigation, which crossed information gathered through different methods
(question-based inquiries, platform “Moodle” interactions, researcher’s field
notes and trainees’ portfolios).
The most generic conclusions tend to confirm the presuppositions advanced in
the theoretic framework. The supervisor characteristics which stood out were
his/her encouraging role, sharing stimulator, reflection and new knowledge
perspectives motivator. We can also point out the constant supervision of the
knowledge construction process, thus contributing to the trainee´s personal and
professional process of development. The latter undertakes the role of active
subject of the knowledge construction process based on self-discipline,
autonomy and reflexive skills, collaborative knowledge construction and selfmanagement
of the time. Mestrado em Supervisão
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Pombo, Lúcia Maria Teixeira; Loureiro, Maria João