Author(s):
Dias, Maria Edite Simões
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1436
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão; Ensino da enfermagem
Description
O ensino clínico na formação inicial de enfermagem, é um
momento de consolidação de saberes teóricos e de aquisição
de saberes práticos em contexto real de trabalho.
Este momento de formação é supervisionado por enfermeiros
da prática clínica, o qual designamos por tutor. Este tutor
assume um papel muito importante no processo de formação
do estuante de enfermagem.
O objectivo deste estudo é compreender como são indicados
e que critérios fundamentam a escolha dos tutores que
supervisionam o estuante em ensino clínico.
Participaram do nosso estudo três enfermeiros docentes da
Escola Superior de Enfermagem do Porto e doze
enfermeiros, quatro enfermeiros chefes e oito tutores, do
Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto.
Para a recolha de dados recorremos a entrevista estruturada,
constituída por cinco blocos temático foi elaborada por nós.
As quinze entrevistas foram sujeitas a técnica de análise de
conteúdo. Da informação obtida podemos constatar que o
ensino clínico é considerado um momento de formação muito
importante na formação dos futuros enfermeiros. O tutor que
acompanha o estudante em ensino clínico é designado pelo
enfermeiro chefe do serviço onde decorre o ensino clínico.
Os critérios que estão na base da escolha destes tutores são a
experiencia profissional, a competência e a formação.
Verificamos que os tutores concordam com os critérios de
escolha., no entanto referem a necessidade de formação que
os dote de competências pedagógicas para melhor
desempenhar a função. Também põem em evidência a
necessidade de melhorar a comunicação e uniformizar a
linguagem entre as duas instituições.
O estudo aponta para a necessidade de parceria entre as
instituições, co-responsabilizando-as na formação dos tutores
que ajudam a formar os que, hoje são estudantes, mas
amanha serão os profissionais da instituição onde
desenvolveram o ensino clínico.
ABSTRACT: Clinical training in nursing training, is a time of consolidation of
theoretical knowledge and acquire practical knowledge in the
real world of work.
This time, the training is supervised by nurses in clinical
practice, which we call tutor. The tutor takes a very important
role in the formation process of nursing students.
The aim of this study is to understand how they are appointed
and what criteria underlying the choice of tutors who supervise
students in clinical training.
In our study participated three nursing faculty of the School of
Nursing of Porto and twelve nurses, four nurses and eight tutors
chiefs of the Portuguese Institute of Oncology Francisco Gentil
Porto.
To collect data we resort to structured interview consisting of
five blocks theme was done by us.
The fifteen interviews were subject to technical content analysis.
From the information obtained it can be seen that the clinical
training is considered a time of training very important in the
training of future nurses. The tutor who accompanies the student
in clinical education is appointed by the head nurse of the
service which follows the clinical training. The criteria
underlying the choice of tutors are professional experience,
competence and training. We found that tutors agree on the
selection criteria. However they refer the need of formation that
would endow them with teaching skills to better perform their
function. They also highlight the need for better communication
and standardize the language between the two institutions.
The study highlights the need for partnership between the
institutions jointly responsible in the training of tutors who help
form those who are students today, but tomorrow will be the
professionals at the institution where they developed the clinical
training Mestrado em Supervisão
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Costa, Nilza; Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de