Author(s):
Mateus, Sónia Maria Bernardes Ferreira
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1435
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; E-learning; Comunidades virtuais; Inovação educativa; Estratégias da aprendizagem
Description
O presente trabalho centra-se na exploração do Second Life® como plataforma educativa, mais concretamente no que diz respeito à aprendizagem formal, e aprendizagem informal. Sendo a questão das aprendizagens um tema de extrema relevância no mundo da educação, importa saber como são entendidas num ambiente virtual 3D de aprendizagem e se há um consenso na sua definição.
A metodologia usada nesta investigação foi o Levantamento de Dados, com o objectivo de recolher opiniões de profissionais no mundo da educação, mais concretamente na educação em mundos virtuais, acerca das aprendizagens nestes mesmos contextos. Para tal, professores frequentadores do Second Life® foram entrevistados, dando a sua opinião acerca do que entendem ser uma aprendizagem formal e uma aprendizagem informal neste ambiente virtual. As entrevistas foram semi-estruturadas e realizadas em ambientes virtuais. Os dados obtidos foram analisados através de palavras-chave e confrontados com literatura acerca do tema. A partir dessa confrontação, sugeriu-se uma definição de aprendizagem formal e aprendizagem informal em ambientes virtuais.
Esta dissertação tem como principal finalidade contribuir para um maior entendimento e reflexão relativamente ao processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, bem como colmatar a inexistência de definição de tipologias de aprendizagem associadas a este contexto específico.
ABSTRACT: This paper focuses on the exploitation of Second Life® as an educational platform, specifically regarding formal learning and informal learning. As learning is a fundamental theme in the world of education, it is important to know how these types of learning are understood in a 3D virtual learning environment and if there is a consensus as far as their definitions are concerned.
The methodology used in this study was the Survey, in order to gather opinions on learning in a virtual environment, from professionals in the world of education, specifically in virtual environments. Thus, teachers attending Second Life® were interviewed, giving their opinions about how they understand formal learning, non-formal learning and informal learning in this virtual environment. The interviews were semi-structured and conducted in virtual environments. Data were analysed on the basis of keywords, and confronted with literature on the subject. From this comparison a definition of formal and informal learning in virtual environments was developed.
This dissertation has the ultimate goal of contributing towards understanding and reflection as far as the teaching-learning process in virtual environments is concerned, as well as to overcome the lack of definition of types of learning associated with this specific context. Mestrado em Multimédia em Educação
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Moreira, António; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel