Autor(es):
Costa, Maria João Vaz
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1434
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Educação informal; Actividades extracurriculares; Tecnologia da informação; Aprendizagem cooperativa
Descrição
O presente estudo de caso foi realizado na Escola de Ensino Básico dos 2º e
3º Ciclos e Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, com envolvimento
online de outras escolas, e teve como objecto de estudo um conjunto de
actividades extra-curriculares previstas no Plano de Actividades desta escola.
As actividades, implementadas em contexto de aprendizagem não formal,
foram o Projecto eTwinning “Está aí alguém? – As TIC e a partilha colaborativa
de conhecimento”, a participação na acção “Primavera da Europa 2009” e a
actividade “Comemorações do 25 de Abril”.
O estudo teve como finalidade analisar e avaliar as potencialidades das TIC,
com especial enfoque nas ferramentas da Web 2.0, para a criação de
ambientes de aprendizagem colaborativa e construtiva. No estudo de caso
privilegiou-se uma investigação qualitativa, de natureza descritiva e
interpretativa.
Em termos qualitativos, os resultados foram bastante positivos quanto à
utilização das TIC, e da Web 2.0 em particular, para criar ambientes de
aprendizagem colaborativa, de partilha de conhecimento e até de construção
de conhecimento. Não se chegou a desenvolver uma “comunidade de prática”
entre os professores ou entre os alunos, no sentido definido por Wenger.
Reconheceu-se, no entanto, que se aprenderam formas inovadoras de integrar
as TIC e a Web 2.0 nas práticas pedagógicas, bem como o carácter motivador
que proporcionam à aprendizagem.
No final do estudo indicam-se as suas limitações e sugerem-se
recomendações para futura investigação nesta área.
ABSTRACT: This case study was conducted at the School of Basic Education of the 2nd
and 3rd Cycles and Secondary Education José Falcão de Miranda do Corvo,
and was being studied as a set of extra-curricular activities included in the Plan
of Activities of this school.
The activities, implemented in the context of non-formal learning, were the
eTwinning Project "Is anybody out there? - ICT and collaborative sharing of
knowledge”, the participation in the "Spring Day 2009" and the activity "April 25
Commemoration".
The study aimed at analyzing and assessing the potential of ICT, with particular
focus on Web 2.0 tools, to create collaborative and constructive environments
for learning. In the case study is a focused qualitative, descriptive and
interpretative research.
Qualitatively, the results were very positive about the use of ICT and Web 2.0
in particular, to create collaborative environments for learning, sharing of
knowledge and even the construction of knowledge. In the sense defined by
Wenger has not been reached to develop a "community of practice" among
teachers or among students. However it was recognized innovative ways of
integrating ICT and Web 2.0 in teaching as well their motivating nature to
provide the learning.
At the end of the study are pointed its limitations and are suggested
recommendations for future research in this investigation area. Mestrado em Multimédia em Educação