Author(s):
Borges, Catarina Isabel Geraldo
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1432
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão; Ensino da enfermagem; Desenvolvimento das competências
Description
O presente estudo enquadra-se na área da Supervisão do desenvolvimento
dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. As suas principais
preocupações centram-se nas vivências e representações dos respectivos
enfermeiros tutores no decorrer deste processo, em particular no que diz
respeito às parcerias.
É um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e encontra-se
organizado em duas partes que se complementam. Na primeira parte é
realizado um enquadramento teórico da problemática em estudo englobando
uma revisão da literatura sobre a formação e aprendizagem em ensino clínico,
a supervisão da aprendizagem clínica e a parceria como suporte da formação.
Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada realizada a
doze enfermeiros tutores de um mesmo hospital onde decorrem ensinos
clínicos de enfermagem. Após a transcrição daquelas procedemos à análise
dos dados com o apoio do programa ATLAS.ti 5.0. Desta análise emergiram as
seguintes áreas temáticas: representações e vivências dos tutores
relativamente ao processo de supervisão em ensino clínico; a articulação entre
as componentes curricular e prática; desenvolvimento de competências em
ensino clínico; valorizações dos supervisores; a prática da organização dos
ensinos clínicos; intervenção dos diferentes actores; parcerias institucionais na
supervisão dos ensinos clínicos.
Os resultados obtidos sugerem que, na opinião dos tutores, a supervisão em
ensino clínico é um processo enriquecedor, instigador de desafios pessoais e
profissionais, ao qual apontam, contudo, inúmeras falhas que vão desde a falta
de comunicação entre os intervenientes no mesmo, à escassez de formação
proporcionada aos tutores. Segundo os mesmos, os estudantes apesar de
valorizarem os conteúdos práticos, apresentam dificuldade em transpor os
conhecimentos que detêm para a prática. São referidas as competências
valorizadas pelos tutores assim como as estratégias que os mesmos utilizam
para o seu desenvolvimento. A criação de parcerias é apontada como uma
alternativa na melhoria de todo o processo supervisivo. A par desta análise
crítica são partilhadas visões próprias e apresentadas sugestões como por
exemplo investigações conjuntas envolvendo profissionais das escolas e das
instituições de saúde.
ABSTRACT: The following study is an overseeing about the development of nursing
students in clinical training. Their main concerns focus on the experiences and
representations of nurses, their tutors during this process, particularly with
regard to partnerships.
It is a descriptive study with a qualitative approach and is structured in two
parts that complement each other. In the first part it is accomplished a literature
review regarding training and learning within the clinical teaching, the
supervision of the clinical learning and partnership as a support of training.
In the second part, information was collected throughout a semi-structured
interview done to twelve tutorial nurses of the same hospital where clinical
teaching of nursing is taking place. After the interviews transcription, all
information was evaluated with the help of the program Atlas.ti ver.5.0.
This study enhances themes such as: representations and experiences lived by
the tutors with reference to the process of supervision in clinical studies; an
interaction between the curricular and practical components; the development
of skills within the clinical teaching; the ranking of supervisors; the
accomplishment to organize the clinical teaching; the involvement of the
different participants; institutional partnership in the supervision of clinical
teaching.
Results suggest that, according to the tutor’s opinion, clinical practice
supervision is a very enriching process that enhances personal and
professional qualities, however, several gaps were verified, such as lack of
communication between the elements involved, and insufficient training
provided to the tutors. According to them, despite the fact that students value
the practical contents, they show difficulties transposing theory into practice.
These skills are valued by tutors as well as the strategies that they use for their
development. The creation of partnerships is highlighted as an alternative in the
improvement of all the supervisory process. Alongside in this review is included
shared own views and suggestions such as joint investigations involving both
school and health institutions professionals. Mestrado em Supervisão
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Costa, Nilza; Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de