Author(s):
Carvalho, Renato Alexandre Pereira Pina
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1424
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação multimédia; Língua inglesa; Ensino de uma segunda língua; Avaliação da educação
Description
Com este estudo pretendemos implementar uma nova metodologia no ensino
da Língua Estrangeira no 1. º Ciclo do Ensino Básico, procurando a passagem
do papel para o ecrã, entre a metodologia do Portefólio e a metodologia do
ePortfolio. Ao mesmo tempo procuramos saber se o uso do ePortfolio é
vantajoso para a educação e se pode ser considerado uma ferramenta de
aferição.
Esta experiência é feita em quinze escolas dispersas pela região, envolvendo
um total de trezentos e quinze alunos.
Com a ferramenta RePe, os docentes puderam, durante um ano lectivo, criar e
acompanhar os ePortfolios dos seus alunos.
Dentro de um paradigma interpretativo, esta investigação é qualitativa,
utilizando um método correlacional de análise dos dados, embora com traços
quantitativos. A técnica utilizada para recolha dos dados foi um questionário
elaborado por nós para responder aos objectivos propostos.
Este estudo concluí que é possível implementar o ePortfolio no 1.º Ciclo,
embora existam diversas situações contextuais e tecnológicas a considerar e a
proporcionar. A passagem do Portefólio (papel) para o ePortfolio é vantajosa
para o ensino pois desenvolve várias competências nos alunos, poupa
recursos e permite uma nova mobilidade dos artefactos no dia-a-dia. Também
concluí que o ePortfolio pode e deve ser utilizado como ferramenta de aferição
dos alunos, em especial como ferramenta de aferição formativa.
Com estas conclusões, está aberta a porta para novos estudos, principalmente
o alargamento do ePortfolio a outras áreas curriculares e a interactividade do
discente com o Encarregado de Educação através do ePortfolio.
ABSTRACT: The present study intends to implement a new methodology in 1st Cycle
teaching of English as a Foreign Language, consisting in the transition from
paper to screen – from Portfolio Methodology to ePortfolio. Simultaneously our
quest is to assess if the use of ePortfolio is an asset for education, and if it can
be considered an assessment tool.
This experiment took place in fifteen schools scattered throughout the whole
region, involving nearly three hundred and fifty students.
Throughout a whole school year, teachers were able to use RePe as a working
tool in order to create and to monitor their students’ ePortfolios.
According to interpretive paradigms, despite having some quantitative features,
this study is considered a qualitative research due to the use of a correlational
method of data analysis. An original questionnaire was created in order to
reach the goals of this investigation and to gather data on the experiment.
This study allowed us to verify that it is possible to use an ePortfolio as a
working tool in 1st Cycle, though there are certain technologic and procedural
issues to be considered. The use of an ePortfolio instead of a “paper” Portfolio
turned out to be advantageous for learning, developing several students’ skills,
saving resources and allowing artefacts mobility on a daily basis. It was also
possible to validate that ePortfolio can and should be used as an assessment
tool, mainly as a formative assessment tool.
Ultimately, this study and its conclusions create new perspectives and
innumerable opportunities for newer studies in the area, such as spreading the
use of ePortfolios in other curricular areas and as a tool to promote greater
interactivity among parents and students. Mestrado em Multimédia em Educação
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barrosos Santa-Clara; Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves