Author(s):
Silva, Luciana Mesquita da
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1411
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Formação de professores; Cooperação em educação; Ensino de línguas
Description
Interação, relação, abertura, partilha. Se estas palavras são correntes no
discurso educativo atual, importa deslindar os significados que são
construídos na prática de experiências que se propõem colaborativas.
Procurando compreender em que medida a manifestação concreta destas
palavras relaciona-se com o desenvolvimento profissional daqueles que as
utilizam, este estudo procura atingir basicamente três objetivos: a)
compreender como se organiza um grupo de trabalho baseado na atuação
colaborativa de diferentes atores educativos (professores, formadores e
investigadores), observando, de forma especial, os papéis assumidos por
professores no seu âmbito; b) identificar, nesta organização, potencialidades
de desenvolvimento profissional para os seus membros; c) captar momentos
de estabilidade e instabilidade de concepções individuais acerca do trabalho
colaborativo e do ensino de língua portuguesa, domínio temático do grupo
estudado.
A partir do enquadramento teórico construído, o desenvolvimento profissional
docente é compreendido como um processo marcado por transições
ecológicas (utilizando o conceito de Bronfenbrenner) que, por sua vez,
estabelecem estreita ligação com a (des/re)construção de concepções sobre
o trabalho de sala de aula e/ou modelos de ensino.
Assumindo, como contexto, um dos grupos de trabalho constituídos no
âmbito do projeto Línguas & Educação: construir e partilhar a formação
(PTDC/CED 68813/2006), este estudo considerou como dados os
documentos produzidos pelo grupo e registros da investigadora enquanto
participante do mesmo. Com o foco em dois percursos individuais traçados
neste grupo, foram realizadas entrevistas a duas professoras e analisados os
seus documentos de reflexão sobre o trabalho desenvolvido com os colegas.
A leitura dos dados demonstra um grupo de trabalho cuja organização formal
em torno de papéis e atividades oriundos do modelo creditado de formação
assistiu a uma organização paralela, informal, em que se registra mais
claramente um clima de abertura entre os seus membros. No que diz respeito
às concepções individuais analisadas em diferentes momentos das atividades
colaborativas desenvolvidas no ano acadêmico de 2008/2009, notou-se mais
uma tendência a estabilidades que a transformações, o que leva a questionar
se a amplitude temporal da investigação tenha sido suficiente para perceber
reais mudanças neste nível.
ABSTRACT: Interaction, relationship, openness, sharing. If these words are used
nowadays in education, we should know their meanings in practical
collaborative experiences. Trying to understand in what measure these words
are related with the professional development process of those who use them,
this study addresses three main objectives: a) to understand how a working
group is organized based on collaborative approach of different educative
actors (teachers, educators and researchers), especially in what concerns the
roles assumed by teachers; b) to identify in this group the potential factors of
professional development for its members; c) to capture moments of stability
and instability of individual conceptions about collaborative work and
Portuguese language teaching.
From the built theoretical framework, a teacher's professional development is
understood as a process marked by ecological transitions, which in turn,
establish a strong bond with (de/re)construction of conceptions on the work
performed in the classroom and/or teaching models. Assuming as context,
one of the workgroups constituted in the framework of the project Languages
and Education: constructing and sharing professional knowledge (PTDC/CED
68813/2006), this study has considered as data the documents produced by
the workgroup and the personal records of the researcher as herself part of
this workgroup. Focused on two different individual paths in this group, two
teachers were interviewed and their documents on the developed work with
partners analyzed. The collected data demonstrates a workgroup whose
formal organization around papers and activities from the credited formation
model, shows a parallel informal organization, in which a more open
discussion environment is clearly recorded. In what concerns the individual
conceptions, analyzed in the different moments of the developed collaborative
activities in the academic year of 2008/2009, a tendency towards stability
rather than transformation has been noted, which leads to question if the
temporal amplitude of the research has been wide enough to realize any real
change at this level. Mestrado em Supervisão