Autor(es):
Vasconcelos, Sandra Vieira
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1398
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Tecnologia educativa; Ensino multimédia; Ensino de línguas; Língua inglesa; Ensino de uma segunda língua
Descrição
Assumindo que as aprendizagens informais que realizamos e gerimos no
quotidiano constituem a nossa principal forma de aceder e assimilar
conteúdos, é premente procurar rentabilizar essas experiências concretizando
o seu potencial de forma efectiva e concreta.
No contexto actual, essa concretização passa pela utilização de ferramentas
tecnológicas que facilitem não só o acesso à informação, mas também a sua
partilha, disseminação e assimilação. Nessas ferramentas incluem-se os
podcasts que, ao conjugar a portabilidade, flexibilidade e a facilidade de
partilha, apresentam-se como mais-valias na sociedade actual, em que, cada
vez mais, o tempo e a gestão que fazemos dele e das aprendizagens
assumem um papel determinante.
É com base nestas premissas que surge este estudo exploratório sobre a
utilização de podcasts no ensino de Inglês Língua Estrangeira. Partindo da
criação de uma plataforma de aprendizagem na qual foram disponibilizados
regularmente episódios em formato de podcast, pretendeu-se, com este
trabalho, descrever e analisar os diferentes momentos de concretização do
projecto e compreender as dinâmicas de ensino-aprendizagem que se podem
estabelecer neste contexto, bem como outros factores que lhes estão
subjacentes.
Recorrendo à observação e análise da participação e da interacção entre os
intervenientes, bem como a aplicação de um questionário, tiram-se conclusões
quanto à validade da utilização deste tipo de objecto de aprendizagem no
domínio do ensino das línguas estrangeiras.
ABSTRACT: Informal learning takes place in our everyday lives and is our main source of
content input. Therefore, it is important to take advantage of our daily
experience, putting its potential into practice.
Presently, technological tools such as podcasts make it easier for people to
access, share, spread and assimilate information, within a society in which time
and learning management are decisive.
Podcasts have many strong points. They are mobile, flexible and easily shared,
which makes them powerful learning tools.
That is the point we have tried to make in this exploratory study. By creating
podcasts to teach English as a Foreign Language and making them available
online, we have tried to observe and understand the learning dynamics that
took place when using these learning objects.
Throughout this paper we have also described the project!s different stages and
it!s impact, analysing the users! input and interaction, as well as their answers
to an online questionnaire. Taking all these factors into consideration, we have
come to conclusions as to the viability of using podcasts to effectively learn
English.