Autor(es):
Duarte, Ana Filipa figueiredo
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1394
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Desenvolvimento sustentável; Educação para a cidadania; Educação ambiental; Ensino básico 1º ciclo
Descrição
Actualmente vivemos numa sociedade em constante mudança, onde
diariamente surgem novos conhecimentos científicos e tecnológicos que
melhoram a qualidade de vida de muitos habitantes do planeta. No entanto, o
desenvolvimento tem provocado também, diversos problemas de natureza
ambiental, como a degradação dos recursos da terra.
A escola deve contribuir para formar cidadãos cientificamente cultos,
conscientes do mundo que os rodeia, capazes de pensar de forma criativa, de
se empenharem na busca de soluções para os problemas existentes e de
exercer uma cidadania responsável.
O presente estudo, de cariz exploratório, tem como principal objectivo
averiguar o impacte que o uso de recursos didácticos poderá ter na motivação
e aprendizagem das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito
ao desenvolvimento de atitudes de promoção do ambiente e de cidadania,
através da exploração da temática da agricultura biológica. Este estudo
enquadra-se numa metodologia de investigação qualitativa, do tipo
investigação-acção.
Para dar resposta às questões de investigação, o estudo desenvolveu-se em
duas fases. Na primeira fase, aplicou-se um questionário a uma turma do 3º
ano de escolaridade, para a análise das concepções dos alunos, sobre o tema
da agricultura biológica. As ideias das crianças constituíram o ponto de partida
para a concepção de recursos didácticos e actividades, de orientação CTS
sobre a temática da agricultura biológica, capazes de contribuir para o
desenvolvimento de atitudes e valores de promoção do ambiente e de
cidadania.
Na segunda fase, procedeu-se à aplicação e avaliação do impacte dos
recursos didácticos nos alunos. Para isso, aplicou-se novamente o
questionário.
A partir da análise dos resultados obtidos nos dois questionários, bem como de
uma reflexão crítica ao conjunto das actividades desenvolvidas, é possível
verificar que efectivamente houve uma alteração nas ideias das crianças
relativamente à temática em estudo.
Assim, poder-se-á afirmar que os recursos didácticos e actividades
desenvolvidos permitiram aos alunos adquirir um maior conhecimento acerca
do meio ambiente, ao mesmo tempo que os sensibilizou para mudanças de
atitudes e comportamentos em relação ao mesmo.
ABSTRACT: Today we live in a society in constant change, where every day there are new
scientific and technological knowledge to improve the quality of life for many
inhabitants of the planet. However, development has also caused a number of
environmental problems such as degradation of land resources.
School should contribute to form scientifically educated people, aware of the
world around them, able to think in a creative way, to engage in finding
solutions to existing problems and to exercise responsible citizenship.
This study, of exploratory nature, aims to investigate the impact that the use of
teaching resources can have on motivation and learning of children in the 1st
cycle of basic education, with regard to the development of attitudes to promote
the environment and citizenship, by exploiting the subject of organic farming.
This study is based on a methodology of qualitative research, the researchaction
type.
To address the issues of research, the study was developed in two phases. In
the first phase, a questionnaire was applied to a class of 3rd year of schooling,
to analyze the conceptions of students on the topic of organic farming. The
ideas of the children were the starting point for the design of teaching
resources and activities of STS guidance on the subject of organic farming thet
can contribute to the development of attitudes and values to promote the
environment of the environment and citizenship.
In the second, the application and evaluation of the impact of resources on the
students was made. To do this questionnaire was again applied.
From the analysis of the results of two questionnaires, and a critical reflection
of all the activities, we can verify that indeed there was a change in the ideas of
the children on the subject under study.
Thus, one can say that the teaching resources and activities have allowed
students to gain greater knowledge about the environment, while sensitive to
changes in attitudes and behavior in relation to it. Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico