Autor(es):
Cação, Olga Sofia Ascenso
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1392
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimedia; Comunidades virtuais; Inovação educativa; Alunos do superior
Descrição
Actualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito
embora apresentem um potencial educativo pouco explorado.
A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões,
merecedoras de resposta.
Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro,
descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões,
o Second Life.
Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo
no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao
docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o
trabalho desenvolvido.
A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma
comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha.
O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no
desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado.
ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational
potential is not being fully developed.
The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current
case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community,
supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life.
Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of
stakeholders on the work developed.
The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course.
The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students. Mestrado em Multimédia em Educação
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel