Autor(es):
Silva, Maria Helena Gomes dos Santos
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1377
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Actividades extracurriculares; Educação informal; Desenvolvimento individual; Clubes escolares
Descrição
Os factores que levam os alunos, no final da escolaridade obrigatória, a
escolher o seu percurso escolar são vários. Neste estudo procurou-se saber
em que medida a frequência de Clubes na área das Ciências influenciam essa
decisão e, ainda, estudar como potenciar a sua organização no sentido de que
estes possam contribuir positivamente para as escolhas dos alunos por
percursos escolares na área das Ciências.
A investigação decorreu em duas fases.
Na primeira fase, foi avaliada a influência dos Clubes de Ciências na decisão
do percurso escolar dos alunos, no final da escolaridade básica.
Nesta fase foram realizados os seguintes procedimentos:
-Entrevista semi-estruturada realizada a sete professoras responsáveis de
Clubes na área das Ciências Físicas e Naturais, de 7 Escolas Secundárias da
região de Aveiro.
-Administração de um questionário, construído com questões maioritariamente
fechadas, a uma amostra de 106 alunos, do 10ºAno, provenientes de 11
Escolas Secundárias da região de Aveiro, que frequentaram Clubes na área
das Ciências Físicas e Naturais, no 3º Ciclo.
-Tratamento estatístico das questões do questionário, com recurso ao
programa SPSS (Statistical Package for the Social Science) e análise de
conteúdo das questões abertas do questionário e das entrevistas, recorrendose
para o efeito à construção de categorias de resposta.
Na segunda fase concebeu-se e implementou-se um Clube de Ciências.
Nesta fase surgiu a criação do Clube: ”Educação para o Desenvolvimento
Sustentável”, no qual foi desenvolvido o projecto: “Construção e dinamização
de uma Estação Meteorológica”, numa Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do
Concelho de Aveiro.
Os resultados obtidos na primeira fase do estudo são reveladores da
importância que é atribuída às experiências vivenciadas pelos alunos nos
Clubes de Ciências que frequentaram.
Os temas/assuntos abordados foram essencialmente conteúdos ligados a
áreas do conhecimento das disciplinas de Ciências.
Predominaram as estratégias com base em trabalho de projecto e em
actividades experimentais.
Indicadores nacionais e internacionais têm evidenciado um decréscimo no
número de jovens que, na sua escolaridade, optam por estudos nas áreas das
Ciências e da Tecnologia. Este decréscimo tem sido um factor de preocupação
ao nível das políticas educativas, nomeadamente europeias, tornando-se
urgente, por um lado, compreender o porquê desse facto e, por outro,
encontrar formas de o minimizar.
Os Clubes na perspectiva das responsáveis entrevistadas:
(a) Surgem como uma oportunidade para melhorar as competências dos
alunos ao nível do saber fazer;
(b) Permitem confirmar e reforçar a motivação e o gosto pelas Ciências;
(c) Podem, também, dar-lhes orientações para o futuro, embora esta não tenha
sido uma preocupação explícita;
(d) São do agrado dos alunos devido a apresentarem actividades não
meramente académicas e formais.
Os Clubes, na perspectiva dos alunos respondentes:
(a) Aumentaram a motivação para estudar Ciências;
(b) Permitiram relacionar as Ciências com o dia-a-dia;
(c) Ajudaram na escolha do curso que frequentam no Ensino Secundário;
(d) Contribuíram para querer exercer uma profissão na área das Ciências.
Na segunda fase do estudo, foi desenvolvido um trabalho de projecto que
envolveu alunos do 3º Ciclo.
O tema do projecto, proposto e implementado, coincidiu com os dois temas
menos abordados, nos Clubes frequentados pelos respondentes da primeira
fase do estudo, Meteorologia e Temáticas com Impacto Social.
Por outro lado o Clube pretendeu contribuir para a Década da Educação para
o Desenvolvimento Sustentado, instituída pelas Nações Unidas, para fazer
frente à actual situação de emergência planetária.
Uma estratégia privilegiada para formar cidadãos capazes de assumir atitudes
e valores com vista ao desenvolvimento sustentável, passa pela Educação em
todas as suas vertentes, nomeadamente a do ensino não formal, na qual se
incluem os Clubes de Ciências.
ABSTRACT: National and international indicators have showed a decrease in the number of
youngsters that, during their school course make their choices in the study
areas of Science and Technology. This decreasing tendency has been a
motive of concern as far as the European educational policies are concerned.
Thus, it is urgent to understand the reason behind that situation and find ways
to minimize it.
There are various factors that make students choose their study areas in the
end of their school course. This study aimed to find out how the Science Clubs
can influence their decisions as well as to study new ways to improve their
organization in such a way that they may contribute positively to the students’
choices of their school careers in the area of Science.
The investigation was divided in two parts: in the first part, it was evaluated the
level of the influence of the Science Clubs in the students’ school careers at the
end of the elementary education. At this stage it was adopted the following
procedure:
-A semi-structured interview was applied to 7 female teachers that are
responsible for the Natural and Physics Science Clubs, in secondary schools,
in the region of Aveiro;
-A mainly close-question questionnaire was applied to a sample of 106
students, in the 10th grade, in 11 secondary schools, in the region of Aveiro.
These students have attended some Natural and Physics Science Clubs,
during the 7th, 8th and 9th grades;
-Statistical work of the questionnaire was done with the help of the SPSS
programme (Statistical Package for the Social Science) as well as the analysis
of the contents of the open-questions of the questionnaire and the interviews by
means of the answer-category method.
In the second part, a Science Club was planned and implemented. At this
stage, a club was created - “Education for the Sustainable Development” -
within which the following project was developed – “Building and Development
of a Meteorological Observatory”, at a 2nd and 3rd Ciclos (Stages) Elementary
School, in Aveiro.
The results of the first part of this study case have showed clearly the
importance given to the experiences of the students while attending the
Science Clubs. The themes/subjects studied were mainly science knowledgerelated
contents. The strategies adopted were based on project work and
experimental activities.
A view of the Clubs by the people who are responsible for them:
(a)The Clubs mean an opportunity for students to learn the know-how process;
(b)They have provided the reinforcement of the motivation and preference for
Science;
(c)Although it was not the main concern with the clubs, the truth is that they can
also give the students a sense of awareness for the future;
(d)Students like to make part of the clubs because of their experimental
character.
A view of the Clubs by the students who make part of them:
(a)The clubs have increased the level of motivation to study Science;
(b)They have allowed a close perspective of the daily life reality;
(c)They have helped with the choice of the Secondary School courses;
(d)They have made students want a future professional career in the area of
Science.
In the second part of this study case, a project work was carried out involving
7th, 8th and 9th grade students.
The subject of the project, considered and implemented, coincided with the two
less boarded subjects, in the Clubs attended a course for the respondents of
the first phase of the study, Meteorology and Thematic with Social Impact.
The Club also aimed to contribute to the decade of the “Education for the
Sustained Future” as settled by the United Nations in order to face the present
emergency situation of the planet.
The last but not the least, it is believed that, the best strategy to teach future
citizens who are able to take the responsibility of their values and attitudes
towards a sustainable future, is to provide them a type of Education that can
teach them both the formal curriculum aspects and the informal ones, as it is
the case of the Science Clubs. Mestrado em Ensino de Física e Química