Author(s):
Pinho, Susana Paula da Silva Rocha
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1366
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Tecnologia da educação; Ensino à distância; Estratégias de aprendizagem; Aprendizagem cooperativa; Ensino de línguas
Description
A Globalização a que assistimos actualmente traz consigo exigências que a
Sociedade deve responder de forma efectiva e adequada. O eLearning
constitui, assim, uma realidade capaz de congregar esforços no sentido de
permitir a construção de comunidades empenhadas em adquirir as
competências necessárias para enfrentar os desafios propostos pela
Globalização. É nesta perspectiva que apresentamos este estudo que procura,
na sua essência, compreender o processo de interacção num ambiente de
aprendizagem colaborativo a distância entre alunos de Línguas Clássicas.
Cientes da importância de promover uma aprendizagem com significado para
os alunos, foram desenvolvidos conteúdos que representaram o conhecimento
segundo os pressupostos pedo-didácticos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva
de forma a serem trabalhados colaborativamente pelos participantes no fórum
de discussão online Scaena. O trabalho desenvolvido pelos alunos decorreu ao
longo de três sessões e foi integrado na disciplina de Tecnologia Educativa
constante do programa curricular do 2º Semestre do 4º Ano da Licenciatura de
Português, Latim e Grego, no ano lectivo de 2004-05. De índole qualitativa, a
investigação efectuada privilegiou a análise de conteúdo a fim de proceder ao
tratamento de dados. Para o efeito foi, ainda, utilizado o software de análise
NUD*IST. Os resultados relevaram a ocorrência de padrões de interacção em
todas as dimensões de análise, assim como tornaram evidente o processo de
construção de conhecimento flexível numa plataforma de ensino online. Por
último, os resultados apurados confirmam as mais-valias da utilização das
Tecnologias da Informação e Comunicação para os Estudos Clássicos em
contexto educativo. São, ainda, apresentadas sugestões para futuros estudos.
ABSTRACT: The Globalisation we witness nowadays brings with it demands to which
Society has to answer effectivelly and adequatelly. eLearning constitutes,
therefore, a reality capable of congregating efforts towards allowing for the
construction of communities involved in acquiring the necessary competences
to face the challenges proposed by Globalisation. It is against this background
that we present this study which aims, in its essence, at understanding the
process of interaction in a collaborative distance learning environment between
Classical Languages students. Being aware of the importance of promoting
learning that is meaningful for the students, contents were developed
representing knowledge according to Cognitive Flexibility Theory pedagogical
and didactic principles. These would have to be worked on collaboratively by
the participants in the study in the online discussion fórum Scaena. The work
developed by the students evolved along three sessions and was integrated in
the subject Educational Technology, which was part of the curriculum of the
Portuguese, Latin and Greek Teacher Education Degree, 2nd Semestre, 4th
year, in the academic year of 2004-05. Of a qualitative nature, the study
conducted priviledged content analysis of data. For this effect the analysis
software NUD*IST was used. Results revealed the occurrence of interaction
patterns in all dimensions of analysis as well as the evidence of the process of
flexible construction of knowledge in an oline learning platform. Finally the
results obtained confirm the added value of the use of Information and
Communication Technologies for Classical Studies in the educational context.
Suggestions for future studies are put forward. Mestrado em Multimédia