Autor(es):
Messias, Joaquim dos Santos
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1363
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Avaliação do desempenho; Supervisão; Avaliação de professores; Professores do básico 1º ciclo; Desenvolvimento profissional
Descrição
Vivem-se momentos de agitação social onde, a produtividade, o
desenvolvimento económico e o desenvolvimento profissional dos recursos
humanos começam a reflectir-se na eficiência de toda a Administração
Pública. O desempenho profissional de todos os seus colaboradores tem sido
sujeito a ampla discussão ao mais alto nível das instituições públicas.
É crescente a vontade de se estabelecerem critérios e metas a alcançar pelo
desempenho profissional dos funcionários públicos, premiando-os pelo mérito
e pela excelência das suas funções.
Encarada, pela tutela, como portadora de especificidade, a Avaliação do
Desempenho dos Docentes em Portugal sofreu recentemente, também,
alterações que obrigaram a regulamentação própria.
De um sistema de avaliação que se consubstanciava na concepção e
apresentação de um Relatório Crítico, centrado apenas na auto-avaliação do
professor, permitindo-lhe uma via administrativa de progressão na carreira,
passou-se para um sistema mais complexo, onde o número de fontes e de
instrumentos de avaliação aumentou, no intuito de se garantir, para além da
promoção e progressão na carreira, o desenvolvimento profissional do docente
e a melhoria dos resultados escolares dos alunos.
Neste contexto, o estudo levado a cabo, de carácter exploratório, teve como
objectivo central conhecer, por parte dos professores do 1º ciclo, as suas
concepções acerca da Avaliação do Desempenho e em que medida a figura
do supervisor poderá contribuir para o desenvolvimento da mesma. O estudo
empírico decorreu na Zona Pedagógica de Viseu e envolveu uma amostra de
professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu.
Dos resultados obtidos podemos salientar que os professores consideram
importante a adopção de um sistema de Avaliação do Desempenho mas, de
um modo geral, olham para a mesma como um meio de progressão na carreira
e de aumento do seu salário. Consideram, também, que o anterior sistema de
Avaliação não permitia uma avaliação efectiva do seu desempenho.
No que concerne ao novo sistema de Avaliação, e apesar do fraco grau de
conhecimento que os professores dizem ter acerca do Normativo que o
regulamenta, estes vêm no novo sistema um meio de selecção, formulação de
juízos e de prestação de contas.
Consideram o Professor e o Supervisor como os elementos mais importantes
no novo sistema de avaliação, vendo no Supervisor a figura de orientador,
formador e facilitador, atribuindo importância à sua presença mas
principalmente, no decorrer do Período Probatório.
A natureza exploratória deste estudo, os indicadores encontrados e a
pertinência da temática, faz-nos sugerir outras investigações que se debrucem
por exemplo, sobre o impacto da introdução do novo sistema de avaliação nas
escolas do 1º ciclo.
ABSTRACT: We live moments of social restlessness were productivity, economic
development and Professional development of human resources start to have
reflection in all Public Administration. The professional performance of all their
collaborators has been a focal point of a huge discussion at a high level of
public institutions.
It is increasing the wish of creating criterions and aims to be reached by the
performance of the civil employees, rewarding them by their excellence in their
functions.
Faced, by the Ministry of Education, as a bearer of particularities, the
performance evaluation of teachers in Portugal also suffered some changes
that imposed their own regulations.
From an evaluation system that concentrated it self in the conception and
presentation of a critic report, that it was not more than an auto evaluation of
the teacher and that would permit him an administrative way to grow in his/her
career, we passed to a more complexed model, were the number of sources
and instruments of evaluation raised with the claim of guarantee himself, over
promotion and grow in career, professional development of the teacher and the
important students schools results.
In this context, this study with a exploratory character had as it central objective
to identify, by part of the primary teachers their conceptions related with
performance evaluation and in which way the supervisor could contribute to its
development. It was developed in Quadro de Zona Pedagógica de Viseu to a
sample of teachers of the school group of Viseu.
From the results obtained we can emphasizes that teachers consider important
the adoption of a system of performance evaluation, but, in a general way, they
look to it as a mean of progression in their career and in the increase of their
salary. They also consider, that the previous system of evaluation did not allow
an effective evaluation of their performance.
Regarding to the new system of evaluation and despite the low degree of
knowledge that the teachers say they have about the regulatory that regulates
it, teachers see in the new system a mean of selection, formulation of
judgements and accountability.
They consider the teacher and the supervisor as the most important elements
in the new system of evaluation, seeing supervisor in the figure of guiding,
trainer and facilitator, giving some importance to his presence, but only during
the probationary period.
The exploratory type of this study, the results found and the relevance of the
research topic make us suggest the need to pursue with research in the field.
For example to study the impact of the implementation of the new evaluation
system in primary schools. Mestrado em Supervisão