Autor(es):
Xisto, Sandra Cristina Pratas Alves
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1362
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino da física e da química; Ensino das ciências; Viagens de estudo; Divulgação científica
Descrição
Os Centros Ciência Viva – Centros Interactivos de Ciência, surgiram em
Portugal, em 1996, no âmbito do Programa Ciência Viva, do Ministério da
Ciência e Tecnologia, com o objectivo de promover a cultura científica e
tecnológica da população em geral e dos jovens em particular.
A investigação realizada envolveu os dezassete Centros Ciência Viva
existentes em Portugal, centrando-se no Centro Ciência Viva de Constância –
Parque de Astronomia e teve como principais objectivos: desenvolver um
processo de avaliação do impacte educacional de Visitas de Estudo a Centros
Interactivos de Ciência, aplicando-o no Centro Ciência Viva de Constância, e
compreender em que medida os Centros utilizam metodologias de avaliação
para monitorizar as suas actividades, em geral, e as Visitas de Estudo, em
particular.
Nos vários Centros Ciência Viva fizeram-se entrevistas aos Directores e/ou
Responsáveis pela Área Educativa, verificando-se que a maior parte destes
espaços não avalia as Visitas, quer as Visitas dos grupos escolares, quer as
Visitas do público em geral, apesar de realçarem a sua importância.
No Centro Ciência Viva de Constância aplicou-se um questionário, durante o
1º período do ano lectivo 2007/08, aos professores que acompanharam as
Visitas de Estudo para que se pudesse avaliar a importância das mesmas. É
através da visão de quem visita estes espaços que as actividades aí
desenvolvidas poderão ser mais enriquecidas, melhorando a qualidade do
serviço prestado.
Uma percentagem significativa dos inquiridos avaliou, em termos globais, a
Visita ao Centro Ciência Viva de Constância, como sendo uma Visita com
muito valor educativo.
Com este estudo pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento do
conhecimento sobre o modo de avaliar as Visitas a Centros Interactivos de
Ciência e propor sugestões para incrementar a qualidade educacional das
actividades promovidas nos Centros, em geral, e no Centro estudado, em
particular.
ABSTRACT: The Science Centers “Ciência Viva” - Interactive Science Centers - appeared in
Portugal, in 1996, in the scope of the programme of the Ministry of Science and
Tecnology – “Ciência Viva”, with the aim of promoting scientific and
technological literacy of the population in general and of young people in
particular.
The research involved the seventeen Science Centers “Ciência Viva” in
Portugal, focusing on the Science Center “Ciência Viva”, in Constância –
Astronomy Park. The main objectives were to develop an assessment process
regarding the educational impact of the study-visits to Interactive Science
Centers, and in this case, to the Center in question, and understand in what
measure the Science Centers use evaluation methods to monitor their activies
in general and study-visits in particular.
A comprehensive interview conducted at the Science Centers, showed that
most of them do not evaluate the visits – both the study-visits by school groups
and the visits by the public – despite the fact that they consider them important.
A survey was carried out in the Science Center “Ciência Viva”of Constância,
during the first school term (2007/08), among the teachers that accompanied
the students during the school visits, in order to assess the importance of such
visits. It is from the feedback of those who visit the Science Centers that the
activities developed can be enhanced and the quality of the services improved.
A significant percentage of the inquired evaluated the study-visit to the Science
Center “Ciência Viva”, as having a very high educational value.
This study hopes to contribute to the improvement on how to evaluate these
visits, in order to enhance its educational impact, and contribute with
suggestions to improve the quality of the educational activities promoted at the
Science Centers and in particular to the Science Center studied. Mestrado em Ensino de Física e Química