Autor(es):
Martinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateus
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1359
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Tecnologias da informação e comunicação
Descrição
Uma sociedade em constante mudança coloca um permanente desafio ao
Sistema Educativo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são
um dos factores mais salientes dessa mudança. Assim, para além da
alfabetização científica dos indivíduos também a tecnológica se revela
fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma
cidadania activa, consciente e responsável. Torna-se portanto necessário
conceber estudos no terreno onde se introduzam as TIC nas abordagens
didácticas, avaliando os resultados que delas decorrem. Nesta dissertação é
analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de Janeiro e
Fevereiro do ano lectivo 2007/08, onde se procurou determinar as
potencialidades das TIC no Ensino das Ciências, nomeadamente no que se
refere: (i) à motivação para a disciplina, (ii) ao desenvolvimento de
competências gerais e específicas, (iii) à melhoria da aprendizagem e (iv) à
melhoria da qualidade do ensino. Os alunos envolvidos faziam parte de uma
turma do 7ºano de escolaridade do Ensino Básico, onde a professora de
Ciências Naturais assumiu o papel de investigadora. As actividades apoiadas
na utilização das TIC foram: (i) projecção de vídeos educativos; (ii) projecção
de imagens em PowerPoint; (iii) elaboração de trabalhos em PowerPoint; (iv)
resolução de fichas formativas digitais; (v) pesquisa na Internet; (vi) entrega do
trabalho de casa utilizando o email; (vii) realização de um documentário; (viii)
criação e dinamização do blogue da disciplina, onde foram disponibilizados os
melhores trabalhos no blogue da disciplina. Os dados foram recolhidos através
de diversas técnicas, tais como: (i) inquéritos por questionário; (ii) observação
mediada pelas TIC, através de registos no blogue da disciplina, emails
trocados, produções dos alunos (trabalhos de grupo, trabalhos de casa, ficha
de avaliação) e (iii) observação directa - registo de incidentes críticos. Para
proceder ao seu tratamento fez-se uma análise estatística dos dados
quantificáveis e uma análise interna dos dados qualitativos. Com o
desenvolvimento deste estudo de caso pôde verificar-se que as TIC
proporcionaram a criação de um ambiente de trabalho mais motivador, em que
os alunos foram muito atentos, participativos, empenhados e rigorosos no
desenvolvimento das suas tarefas. Conseguiram-se, assim, resultados
bastante positivos em termos de avaliação e desenvolvimento de
competências gerais, específicas, havendo evidências de melhoria da
qualidade do ensino, em particular no Ensino das Ciências Naturais.
ABSTRACT: A society, which is constantly changing, gives a permanent challenge to the
Educative System. The Information and Communication Technologies (ICT)
are one of the biggest factors of that fast change. In this way, rather then
scientific alphabetizing of the individuals, technologic alphabetizing is
fundamental too, since the early years of school, for the exercise of an active,
conscious and responsible citizenship. Therefore, it is important to make
studies where the ITC are used in the didactic approach in order to evaluate its
results. In this dissertation it is analyzed a case study developed between
January and February 2007/08. The aims of the study are at demonstrate the
potentialities of ICT, concerning the Natural Sciences Teaching, namely in what
concerns: (i) the motivation for the discipline, (ii) the development of general
and specific competences, (iii) the learning improvement and (iv) the
improvement of the teaching quality.The enrolled students were a group of the
7th grade of Basic Education, where the teacher of Natural Sciences assumed
also the paper of researcher. The activities, supported by ICT, were: (i)
projection of educative videos, (ii) projection of PowerPoint pictures, (iii)
elaboration of works using PowerPoint, (iv) resolution of digital formative tests,
(v) Internet search, (vi) delivering works using the email, (vii) creating a
documentary, (viii) creating and dynamizing a blog, where the best works were
available. The results were assembled by diverse techniques, such as: (i)
inquiries by questionnaire, (ii) observation using ICT, through the posts at the
blog, the messages posted by email, the student s productions (group works,
homeworks, evaluation test), and (iii) direct observation - critical events. For the
data treatment a statistical analysis of the quantitative results and an internal
analysis of the qualitative results were made. With the development of this case
study we could noticed that ICT promoted the creation of a motivating
atmosphere, in which students focalized more their attention, became more
indebted and rigorous in the development of their tasks. Therefore, positive
results were obtained, concerning the evaluation and development of general
and specific competences, and it was evident the improvement of teaching
quality, particularly in Natural Sciences Teaching. Mestrado em Multimédia em Educação