Autor(es):
Santos, Olga Cristina Bastos
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1358
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino da física e da química; Terra (Planeta); Alunos do básico 3º ciclo
Descrição
Esta dissertação de Mestrado centra-se na preparação, aplicação e avaliação
de um projecto interdisciplinar no âmbito da Área Curricular Ciências Físicas e
Naturais do 3.º ciclo do Ensino Básico. Tem como objectivo estudar formas de
superar as dificuldades, já diagnosticadas, que os professores sentem
aquando a implementação de práticas interdisciplinares. Deste modo o
trabalho desenvolveu-se em duas etapas: contacto com a escola, preparação
e negociação com os professores das estratégias a dinamizar, aplicação no
terreno das actividades previamente planeadas e avaliação do trabalho
efectuado. O projecto envolveu uma turma do 7.º ano de escolaridade e quatro
professores. O estudo é de natureza qualitativa, isto porque há uma
preocupação de compreender uma dada situaçao real e não de generalizar
resultados. A recolha de dados fez-se por observação naturalista, por
snapshops, por questionário aos professores e aos alunos e pelas actas das
reuniões. O tratamento de dados foi feito com recurso à análise de conteúdo.
O objectivo do projecto foi atingido pois o cruzamento dos resultados
evidenciam as potencialidades do desenvolvimento de um projecto
interdisciplinar quer ao nível dos professores, quer ao nível dos alunos. Apesar
da turma envolvida apresentar alunos pouco motivados e com dificuldades
cognitivas, o desenvolvimento do projecto contribuiu para o envolvimento dos
alunos assim como para o desenvolvimento de algumas competências, em
particular ao nível das competências transversais.
A importância do estudo traduz-se no contributo que pode dar, quer ao nível da
investigação educacional, quer da formação inicial e contínua de professores
em particular por apresentar actividades que podem servir de inspiração para o
desenvolvimento de novos projectos desta natureza.
ABSTRACT: This Master dissertation focuses on the preparation, implementation and
evaluation of an interdisciplinary Project under the Curricular Area Physical and
Natural Sciences of the 3rd cycle of basic education. It aims to explore ways to
overcome the difficulties, as diagnosed in other studies, that teachers feel when
the implementation of interdisciplinary practise.
Then, the works developed in two stages: contact with the school, preparing
and negotiating with the teachers of the strategies to apply, implementation on
the ground of the activities, previously planned, and evaluation of the work.
The study involved, pupils of the 7th year of schooling and four teachers. The
study is of a qualitative nature, because there is a concern to understand a
given real situation and not to generalize results.
The collection of data has been based on naturalistic observation, “snapshops”,
questionnaires to teachers and pupils and the minutes of meetings with the
teachers. Data processing was done using content analysis.
The aim of the project was reached because the results of the study show the
potential of development of an interdisciplinary project either at the level of
teachers, and of the pupils. Despite the pupils involved present little motivation
for learning and reveal some cognitive difficulties, the development of the
project contributed to their involvement, as well as for the development of some
competences, particularly at the level of transversal ones.
The importance of the study reflected in the contribution that we can make,
both in terms of educational research, and of initial and continuous training of
teachers in particular, because this work presents activities that can serve as
inspiration for the development of new projects of this nature. Mestrado em Ensino de Física e Química
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Santos, Lucília Maria Pesooa Tavares; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da