Autor(es):
Antunes, Paula Maria Barreto
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1357
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Multimédia; Tecnologias da informação e comunicação
Descrição
Este estudo teve como objectivo primordial avaliar em que medida a
introdução dos quadros interactivos em sala de aula, bem como do
software a eles associado, contribuiu para a transformação das práticas
docentes numa escola dos 2º e 3º ciclos do ensino Básico. Numa das
vertentes deste trabalho verificou-se, através de metodologias
qualitativas e quantitativas, quais os efeitos da utilização daquela
tecnologia nas práticas docentes e quais os benefícios, dificuldades e
problemas que advêm do seu uso.
Sendo um instrumento multimédia recentemente introduzido nos meios
educacionais portugueses, mas já amplamente utilizado em países
como o Reino Unido onde proliferam já várias investigações de âmbito
internacional e promovidas por empresas em colaboração com várias
universidades britânicas, a literatura associada existe ainda em
pequena quantidade.
Este trabalho constituiu uma oportunidade de coligir de forma sintética e
crítica a informação já construída por vários investigadores e de tentar
providenciar as respostas a algumas das questões que intrigam a
classe docente e os investigadores, facultando um conhecimento
adicional nesta área.
Para tal, neste estudo de caso considerou-se um agrupamento de
escolas da região centro, criando uma investigação que possibilitará
uma generalização relativa, mas com resultados concretos que
representarão mais-valias na estruturação de boas práticas
pedagógicas. Os dados recolhidos através de entrevistas exploratórias
iniciais, de questionários e da observação não participante de algumas
aulas, permitiram a reunião de conclusões.
Ao contrário do demonstrado por várias pesquisas, o impacte dos
quadros interactivos nas práticas docentes foi mínimo na generalidade
dos docentes que integraram este estudo. Este pequeno grupo
desenvolveu algum trabalho colaborativo ao longo da formação
facultada, todavia não conseguiu constituir uma verdadeira comunidade
de prática. Poucos professores continuam a recorrer de forma regular e
sistemática aos quadros interactivos, perspectivando os benefícios que
deles advêm para professores, alunos e suas aprendizagens. Por outro
lado, restrições como o número reduzido de quadros interactivos
instalados, a necessidade de mais formação nesta área e a ausência
de resultados imediatos desmotivaram a maioria dos docentes
envolvidos.
ABSTRACT: The present study had as its main objective to assess the extent to
which the introduction of interactive whiteboards in the classroom, as
well as their associated software, contributed towards the transformation
of teaching practices in a Basic School (2nd and 3rd cycles). In one of
the slants of this study we verified, through qualitative and quantitative
methodologies, the effects of the use of this technology in the practices
of teachers and what benefits, difficulties and problems arise from its
use.
It being a multimedia instrument recently introduced in the Portuguese
educational settings, but nevertheless widely used in countries such as
the United Kingdom, where various studies about international
communities of practice proliferate, promoted by the industry in
association with several British universities, the associated literature is
still scarce.
This study constituted an opportunity to collect, synthetically and
critically, information already constructed by various researchers and to
try to find answers to some questions that intrigue teachers and
researchers, making available additional knowledge in the area.
For such purpose in the present case study we took a group of schools
of the central region of Portugal, setting up a research project that will
render possible a relative generalisation of conclusions, but with
concrete results that will represent added value in the structuring of
good pedagogical practices. The data collected by means of initial
exploratory interviews, questionnaires and non-participant observation
of some classes, allowed for the reaching of conclusions.
Contrary to what is demonstrated by several studies, the impact of
interactive whiteboards in the practices of teachers was minimum in the
majority of teachers who participated in the study. This small group
developed some collaborative work throughout the training
administered; nevertheless it didn’t manage to set up a true community
of practice. A few teachers still resort regularly and systematically to
interactive whiteboards, trusting in the benefits that come from their use
for teachers, students and learning. On the other hand, restrictions such
as the reduced number of installed interactive whiteboards, the need for
more training in this area and the absence of immediate results, did not
motivate the majority of teachers involved. Mestrado em Multimédia em Educação