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A transferência linguístico-comunicativa : atitudes e representações dos profes...

Autor(es): Freitas, Elvira Gomes dos Reis cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1356

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino de línguas; Língua materna; Ensino de uma segunda língua; Bilinguismo


Descrição
O presente estudo é o resultado de um projecto em Didáctica de Línguas, cujo objectivo é conhecer as atitudes e representações dos professores de língua portuguesa face aos processos de transferência linguística e comunicativa, na firme convicção de que essas atitudes e representação guiarão as práticas pedagógicas no ensino do Português Língua Segunda no contexto educativo Cabo-verdiano. Para além de procurar conhecer tais atitudes e representações quisemos também analisar o tratamento pedagógico que os professores dão aos processos de transferência linguísticocomunicativa, sempre questionando sobre o impacto deste tratamento nas aprendizagens dos alunos de língua portuguesa. ABSTRACT: This study is the result of a project in the teaching of languages, which aims to understand the attitudes and representations of teachers of Portuguese as to the process linguistic and communicative transfer, in the firm belief that these attitudes and representations will guide the pedagogical practices in the teaching of Portuguese as a Second language in the Cape Verde educational context. Besides seeking to know such attitudes and representations we also aimed to examine the pedagocgical treatment teachers impert to the language transfer processes, always questioning the impact of such treatment on the students’ learning of Portuguese as a Second language. Mestrado em Didáctica de Línguas
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Andrade, Ana Isabel de Oliveira
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