Autor(es):
Martins, Luísa Maria Paiva de Travassos
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1347
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Supervisão; Ensino das ciências; Ensino experimental; Formação de professores; Formação contínua
Descrição
A promoção de condições nas escolas e o desenvolvimento de competências
dos professores no que concerne à implementação do ensino das Ciências de
base experimental no 1º CEB são factores indispensáveis à optimização da
formação científica dos alunos. Neste sentido, surge o “Programa de
Formação de professores do 1.º CEB em ensino experimental das Ciências”
iniciado a nível nacional em 2006/07, visando o desenvolvimento de boas
práticas para o ensino das Ciências de base experimental, cuja finalidade
primordial é a melhoria das aprendizagens dos alunos.
O presente estudo teve como finalidade avaliar o impacte do referido
Programa nas concepções sobre CTS e nas práticas de professores do 1.º
CEB. Assim, formularam-se três questões que orientaram a investigação: (i)
que concepções e (ii) práticas didáctico-pedagógicas têm os professores do 1.º
CEB sobre CTS, antes do Programa de Formação (iii) e quais os seus
contributos no Ensino Experimental das Ciências no 1.º CEB para a
(re)construção de concepções dos professores sobre CTS e das suas práticas
didáctico-pedagógicas?
A investigação foi de natureza qualitativa e assumiu o planeamento de estudo
de caso, envolvendo quatro professoras do 1º CEB e o respectivo Formador do
Programa de Formação. Recorreu a vários instrumentos e técnicas de recolha
de dados como o Questionário Views On Science, Technology and Society -
VOSTS (Adaptação Portuguesa de Canavarro, 2000) que possibilitou o
levantamento das concepções sobre CTS e uma entrevista semi-estruturada
realizada após a análise dos dados obtidos. As práticas didáctico-pedagógicas
foram caracterizadas com o “Instrumento de Caracterização de Práticas
Pedagógico-Didácticas CTS”, desenvolvido por Vieira (2003) e recorreu-se ao
Diário do Investigador centrado nos registos da observação das aulas das
quatro professoras colaboradoras. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada
realizada ao Formador após o Programa de Formação, visando aferir as suas
abordagens supervisivas.
A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o Programa de Formação
contribuiu para que as quatro professoras colaboradoras: (re)construíssem as
suas concepções sobre a Ciência, Tecnologia e Sociedade e que
promovessem práticas didáctico-pedagógicas com orientação CTS, após a
formação, como é exemplo o caso da professora/colaboradora A, que entre o
início e o final do Programa de Formação, aumentou o número de respostas
realistas e aceitáveis, sem se registrarem respostas ingénuas. Ou seja, esta
docente deixou de ter respostas ingénuas relativamente aos itens 3 “Ciência e
Tecnologia (C&T) e qualidade de vida”, passando a respostas realistas.
Verificou-se que a abordagem supervisiva seguida pela Formadora assentou
na colaboração com as formandas, numa perspectiva construtivista.
Esta investigação representa um contributo, embora modesto, para a
compreensão das concepções sobre CTS e as práticas didáctico-pedagógicas.
Além disso, a avaliar pelas diferenças nas suas práticas, os quatro professores
evidenciam desenvolvimento profissional o qual decorreu da sua participação
no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências e da sua
operacionalização pelo formador / supervisor.
ABSTRACT: The promotion of conditions in school and the development of the teachers’
skills on what concerns the implementation of the experimental basis teaching
of Sciences in primary school are essential factors to the optimisation of the
pupils’ scientific training. Therefore appeared the Teachers’ Inservice Program,
started in a national scale in 2006/2007, aiming the development of good
didactic and pedagogical practices in experimental basis teaching of Sciences,
with the original purpose of improving pupils’ learning.
This study was aimed to appraise the impact of this same program in the
conceptions of STS and in didactic and pedagogical practices used by the
primary school teachers. Therefore three questions which guided the research
had been made: (i) which educational and teaching conceptions and (ii)
methods have the primary school teachers of STS, before the Training
Programme (iii) and which is their contribution in the experimental teaching of
Sciences in the primary school for the (re)construction of teachers’ conceptions
of STS and of their educational and teaching methods?
This research was of a qualitative nature and it assumed as planning of study
of case, which involved four primary school teachers and the respective
responsible for the Inservice Education. Several instruments and techniques for
data collection were used, such as the Questionnaire “Views On Science,
Technology and Society – VOSTS (Portuguese adaptation from Canavarro,
2000) which allowed the survey of the conceptions of STS and a semistructured
interview made after the analysis of the collected data. Didactic and
pedagogical practices were characterised by the use of “Instrument of
Characterisation of Didactic and Pedagogical Practices STS” (“Instrumento de
Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS”) developed by Vieira
(2003) and it was also used the Diary of a Researcher based on the
observation records of the classes of the four contributor teachers. A semistructured
interview was made to the teacher responsible for the Inservice
Program, aiming the appraisal of his supervisory approaches.
From the outcome of the results, it should be concluded that the Inservice
Program has contributed to the four teachers to: (re)construct their conceptions
of Science, Technology and Society and to promote didactic and pedagogical
practices using STS orientations after the training, which as happened with the
teacher/ contributor A, who between the beginning and the end of the Inservice
Program increased the number of realistic and acceptable answers, without
recording naïve answers. I.e., this teacher no longer had naïve answers to the
items 3 “Science and Technology (S&T) and living quality”, but realistic ones.
The supervisory approach of the responsible of the program was based on the
cooperation with the trainees, in a constructive perspective.
This research represents a contribution, although modest, to the
comprehension of the conceptions of STS and didactic and pedagogical
practices. Besides, appraising the differences in their practices, the four
teachers show professional development, which resulted from their participation
in the Inservice Program for the Experimental Teaching of Sciences and from its
accomplishment by the trainer/ supervisor. Mestrado em Supervisão