Autor(es):
Colim, Ana Sofia de Pinho
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1345
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Didáctica das ciências; Investigadores em educação; Investigação educativa; Prática pedagógica; Difusão do conhecimento
Descrição
A Investigação educacional e os professores de ciências têm como objectivo
melhorar a Educação em Ciência, ainda que o respectivo diálogo não seja
fácil. Em Portugal, uma boa parte da investigação nesta problemática vem
ocorrendo no âmbito das dissertações dos cursos de pós-graduação,
nomeadamente nos Mestrados em Ensino das Ciências. Porém, o
conhecimento produzido nestas investigações acaba por não ter o impacte
desejado devido à falta de disseminação.
O presente trabalho visa estudar essa disseminação. Recorreu-se a uma
metodologia do tipo qualitativo descritivo, realizando-se dez entrevistas semiestruturadas
a professores mestres em Ensino de Física e Química e em
Ensino de Geologia e Biologia, pela Universidade de Aveiro. Assim, obteve-se
informação sobre a temática em causa, sem que tenha havido preocupações
com a generalização.
Os resultados, obtidos a partir das entrevistas administradas a professores
mestres, indicam que, na perspectiva destes, a frequência dos cursos de
mestrado teve impacte, principalmente, na melhoria das suas práticas lectivas.
Contudo, estes professores sentem que seria necessária legislação que os
apoiasse na frequência deste tipo de cursos.
Constatou-se que, segundo estes professores, os resultados das suas
dissertações de mestrado tiveram impacte ao nível micro, uma vez que esses
são utilizados ao longo da sua actividade profissional.
Quanto ao impacte no nível meso e macro, os professores mestres
consideram que ocorreu devido a diferentes formas de disseminação desses
resultados. Essa disseminação é realizada por meios formais, principalmente
através da disponibilização da dissertação na biblioteca da escola e da
participação em eventos científicos e de formação. Porém, frequentemente
esta última forma de disseminação assume apenas um carácter esporádico.
Formas de disseminação informal atingem só o nível meso, mas assumem
uma maior frequência que as formas de disseminação formal.
Segundo os professores entrevistados, existem diferentes aspectos que
facilitam esta disseminação, nomeadamente: a proximidade do tema da
dissertação com as práticas lectivas; a continuidade da relação com o
orientador mesmo após a conclusão do mestrado; a receptividade dos seus
pares em partilhar ideias.
Nas perspectivas identificadas, os melhores meios de disseminar este tipo de
resultados passam pela publicação de documentos com as principais
conclusões a enviar às escolas, pela divulgação de informação na Internet,
pela distribuição de revistas de educação portuguesas pelos Departamentos
de Ciências das escolas e pelas livrarias.
É também proposto que a formação contínua de professores deveria ser
promovida pelas universidades, de modo a garantir a respectiva qualidade.
Em síntese, as dissertações de mestrados em Ensino das Ciências constituem
uma importante fonte de novo conhecimento, porém comummente verifica-se
uma reduzida disseminação dos seus resultados, sendo um assunto
problemático, requerendo mais trabalho e reflexão.
ABSTRACT: Educational research and science teachers have as gold the improvement of
Science Education, although the respective dialogue is not easy. In Portugal,
most of the research concerning this problematic is being conducted in the
scope of the dissertations of the post-graduation courses, namely in the
masters of science teaching.
However, the knowledge produced in these researches doesn’t have the
desired impact due to lack of dissemination.
The present work aims at studying that dissemination. A methodology of
descriptive qualitative type was applied, being performed ten semistructuralized
interviews to master teachers in Physics and Chemistry teaching
and in Geology and Biology teaching, for the University of Aveiro. So,
information on the thematic in cause was obtained, having no concerns about
the generalization.
The results, obtained through the interviews performed to master teachers,
indicate that, in their perspective, the attendance of the master courses had
impact, mostly, in the improvement of their school practices. Nevertheless,
these teachers feel that it would be necessary legislation that supported then in
the attendance of this type of courses.
It was realized that, according to these teachers, the results of their master
dissertations had impact at the micro level, once these are used along their
professional activity.
As to the impact at the meso and macro levels, master teachers consider that it
occurred due to different forms of dissemination of those results. That
dissemination is performed by formal means, mainly through the availability of
the dissertation in the school library and of the participation in scientific events
and of training. However, often that last form of dissemination assumes a
merely sporadic character.
Forms of informal dissemination reach only the meso level, but assume a
higher frequency than the forms of formal dissemination.
According to the interviewed teachers, there are different aspects that ease this
dissemination, namely: the proximity of the dissertation subject with the school
practices; the continuity of the relation with the advisor even after the finish of
the master; the receptivity of the colleagues in shearing ideas.
In the identified perspectives, the best means of dissemination of this type of
results pass by the publication of documents with the main conclusions to send
to schools, by the spreading of information in the internet, by the distribution of
portuguese education magazines in the science departments of schools and in
libraries.
It is also proposed that the continuous training of the teachers should be
promoted by the universities, in order to guarantee the respective quality.
In short, the dissertations of the masters in science teaching constitute an
important source of new knowledge, however commonly a reduced
dissemination of their results is observed, being a problematic subject,
requiring more work and reflection. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia