Autor(es):
Jardim, Lucília Maria Silva Gonçalves
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1343
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Supervisão; Formação de professores; Metodologia de ensino; Gramática; Ensino básico 1º ciclo
Descrição
O presente estudo é o resultado de um projecto em Supervisão que teve como
finalidade compreender até que ponto a utilização do método indutivo ou do
método dedutivo, no ensino da gramática, influencia a aprendizagem das
crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um estudo em que esteve
envolvida uma Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 9 alunos do 4.º ano
de Escolaridade.
Foram objectivos da investigação:
1- Supervisionar os métodos de ensino da gramática, numa turma do 1.º Ciclo
do Ensino Básico;
2- Reflectir sobre qual será o método de ensino da gramática (dedutivo ou
indutivo) mais aconselhável para crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A recolha de dados foi efectuada a partir de uma entrevista à Professora da
turma e de duas fichas de trabalho, uma segundo o método indutivo e outra
segundo o método dedutivo, implementadas na turma. Para tratar os dados
recolhidos procedeu-se à análise de conteúdo e à elaboração de gráficos e
tabelas.
As conclusões do estudo evidenciam que, no caso concreto desta turma, não
foi possível verificar se as crianças aprendem melhor segundo o método
indutivo ou segundo o método dedutivo.
Este estudo sugere que há muitos tipos de reflexão e de práticas a serem
implementadas por diferentes Professores em contextos múltiplos. A reflexão
pode abrir novas perspectivas para a acção e pode conduzir a mudanças
naquilo que se faz. A reflexão pode promover a transformação que se deseja e
que se é capaz de fazer com os outros.
Não acreditamos que seja possível alguém nascer professor reflexivo ou com
aptidão especial para a reflexão, isto é algo que só é possível ser adquirido na
nossa prática diária. Ser professor reflexivo exige uma formação individual
dirigida por alguém mais experiente que, no início, nos saiba apontar o
caminho do “bem-fazer”. No entanto, as aprendizagens não se esgotam na
formação inicial, ganhando todo o sentido a convicção, de que o conceito de
formação ao longo da vida constitui hoje uma certeza e um desafio.
Ser um professor reflexivo, é ser capaz de enfrentar novos desafios que se lhe
colocam, a si enquanto profissional e à escola como instituição de educação e
formação.
Sugere-se que em estudos futuros se analisem os resultados de mais turmas e
mais Professores.
Talvez fosse pertinente analisar o desempenho de Professores com
experiências profissionais diversificadas.
ABSTRACT: The present study is a result of a project under Supervision that has the finality
of understanding to what point the use of the inductive or the deductive
method, in the teaching of the grammar, influences the apprenticeship of
children in Elementary School (Education). This study involved an Elementary
Teacher and 9 pupils in the 4th year of Schooling.
The aims of this study are:
1- The supervision of the methods of teaching grammar, in an Elementary class
(Education);
2- To consider which method of teaching grammar (deductive or inductive) is
more appropriate for children of an Elementary School.
The gathering of data was the result of an interview to the Teacher of the class
and of two worksheets, one following the inductive method and the other
following the deductive method, both implemented in the class. The data was
processed through the analysis of content and to the elaboration of the
graphics and tables.
The results of the present study are inconclusive as it was not possible to
determine whether the children learned better according to the inductive or the
deductive method.
The present study suggests that there are many types of reflection and
practices to be implemented by different Teachers in multiple contexts.
Reflection can open new perspectives in teaching methods and can lead to
changes in what it is presently done. The reflection can promote the
transformation that is desired and that is possible to do with others.
We do not believe that it is possible for someone to be a natural born reflexive
teacher or with a special aptitude for reflection. This is something that is only
possible to be acquired in our daily practice. To become a reflexive teacher
requires an individual formation supervised by someone more experienced
than us, in the beginning, who can point us the way of "good-practices".
However, the apprenticeships do not end in the initial formation, the conviction
that continuous formation along the carrer constitutes, today, both a certainty
and a challenge.
To be a reflexive teacher, is to be able to face new challenges while being a
professional, and to the school as an institution of education and formation.
It is suggested what in future studies, more classes and Teachers are
analysed.
Perhaps it would be relevant to analyse the performance of Teachers with
diversified and varied professional experiences. Mestrado em Supervisão