Author(s):
Paiva, Luís António Rodrigues
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1342
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão; Ensino da enfermagem; Tensão psicológica
Description
Nos Cursos de Licenciatura em Enfermagem a formação prática assume uma
grande importância, até pela expressiva carga horária com que é contemplada.
Realizada, maioritariamente, em contexto hospitalar e de saúde comunitária, a
orientação/supervisão dos estudantes, antes efectuada pelos docentes, é
agora, em muitos casos, assumida por enfermeiros dos serviços, chamados a
colaborar neste processo de aprendizagem, como tutores.
A supervisão em ensino clínico tem sido alvo de diversos estudos, muitos na
perspectiva dos estudantes. Atendendo a que existe pouca literatura
direccionada para os tutores, este trabalho pretende analisar se o stresse por
eles vivenciado (a enfermagem é uma profissão com elevados níveis de
stresse) pode interferir no apoio dispensado aos estudantes.
Desenvolvemos um estudo de cariz quantitativo, de natureza descritivocorrelacional.
Utilizou-se um protocolo de questionários (características sóciodemográficas,
Escala de Assertividade de Rathus, Perceived Stress Scale, de
Cohen e Supervisory Support Scale, de McGilton), aplicado a um total de 322
indivíduos (161 pares estudante-tutor).
Os resultados obtidos evidenciaram, nos tutores, baixos níveis de stresse e
níveis razoáveis de assertividade e nos estudantes baixos níveis de stresse,
níveis razoáveis de assertividade e a percepção de muito apoio por parte dos
tutores. Os estudantes com menor stresse e uma maior assertividade
percepcionam mais apoio por parte dos tutores, tendo evidenciado melhor
desempenho clínico. Verificámos também, que o apoio percebido não parece
depender das características do tutor, nomeadamente da idade, tempo de
exercício profissional ou tempo no actual serviço, tutorias realizadas,
sobrecarga de trabalho, formação pedagógica ou assertividade.
São referidas implicações práticas a nível da formação inicial e contínua no
que diz respeito a estratégias de supervisão dos estudantes e do privilégio da
dimensão relacional no contexto do ensino clínico.
ABSTRACT: Practical training is of great importance for the Licentiate Degree Courses in
Nursing, even seen in the significant number of working hours contemplated.
The guidance/supervision of students, mainly carried out in hospital and
community health contexts and, in the past, by teachers, is nowadays, in many
cases, carried out by service nurses, called to collaborate in this learning
process as tutors.
The supervision in clinical training has been the subject of several studies,
many from the perspective of the students. Given that there is little literature
targeted for tutors, this work seeks to examine whether the stress experienced
by them (nursing is a profession with high levels of stress) may interfere with
the support provided to students.
We have developed a quantitative, descriptive-correlational study. A protocol of
questionnaires (socio-demographic characteristics; Rathus Assertiveness
Scale: RAS; Cohen’s Perceived Stress Scale: PSS and McGilton’s Supervisory
Support Scale: SSS) was used, applied to a total of 322 individuals (161
student-tutor pairs).
Among tutors, the results showed low levels of stress and reasonable levels of
assertiveness and students in low levels of stress, moderate levels of
assertiveness and the perception of a lot of support from the tutors. Students
with less stress and greater assertiveness perceive more support from tutors,
having shown a better clinical performance. We also noted that the perceived
support does not seem to depend on the characteristics of the tutor, namely the
age, period of professional practice or current service, tutoring carried out,
overload of work, pedagogical training or assertiveness.
Practical implications at the level of initial and continuous training are
mentioned, with respect to strategies for supervision of students and the
privilege of relational dimension in the context of clinical training. Mestrado em Supervisão