Autor(es):
Spencer, Filomena Maria Antunes Barbosa Fernandes
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1341
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino à distância; Formação de professores; E-learning; Formação de professores em exercício; Professores do básico
Descrição
A experiência de profissionalização em Exercício de professores do Ensino
Básico nas ilhas do Fogo e da Brava permitiu uma reflexão sobre vários
factores que se colocam na concepção, planificação, organização e controle de
acções de formação profissional a distância.
Este trabalho de investigação pretende contribuir para uma reflexão sobre o
papel e a importância da utilização de metodologias de ensino a distância no
desenvolvimento profissional de professores sem formação pedagógica.
Optou-se por um Estudo de Caso, tendo como técnicas e instrumentos de
recolha de dados o inquérito por questionário, análise documental e a
observação participante.
A formação contínua de professores em regime de eLearning (ensino a
distância mediado pela Internet) ou bLearning (misto de presencial e
eLearning) apresenta um conjunto de especificidades próprias que colocam um
conjunto de problemas na área da criação destas experiências de
aprendizagem. Este estudo, que aqui se apresenta, centraliza-se na
problemática da viabilidade do ensino a distância num País arquipelágico,
como Cabo Verde, onde a situação financeira dos aprendentes, adultos, com
família constituída, não lhes permite deixar a ilha onde moram para
melhorarem a sua situação académica.
Como resultado, obteve-se tanto uma visão global do processo do design de
aprendizagens para o eLearning como um conjunto de evidências que, por um
lado, delineiam e fundamentam um modelo de trabalho nessa área e, por outro
lado, abrem novas perspectivas para futuros estudos neste âmbito.
ABSTRACT: The experience of in-service teacher education in the islands of Fogo and
Brava permitted reflection about several factors that influence design, planning,
organization and control of professional distance learning activities. This
research work intends to contribute towards a reflection about the role and
importance of the use of distance education methodologies for the professional
development of teachers who do not have pedagogical training. The option was
made for a Case Study, using questionnaire surveys, documental analysis and
participating observation as data collection techniques and instruments.
The continuous training of teachers in an eLearning setting (distance education
mediated by the Internet) or bLearning (mix of face to face and distance
education) presents a set of specificities that are at the origin of problems in the
creation of these learning experiences. The study presented here focuses on
issues concerning the viability of distance education in an archipelago country
such as Cape Verde, where the financial situation of the trainees, who are
adults undertaking learning activities, with structured families, does not allow
them to leave the island where they live in order to improve their academic and
professional situation. As a result, both a global vision of the learning for
eLearning processes and a set of data were obtained, which, on the one hand,
delineate and ground a work model in this area and, on the other hand, open
up new perspectives for future studies in this same area. Mestrado em Multimédia em Educação