Autor(es):
Matela, Vanda Maria Freire
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1338
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação; Ensino das ciências; Métodos pedagógicos; Estratégias de aprendizagem; Desenvolvimento de competências
Descrição
São temas tão actuais como a exploração do Espaço, frequentemente
trazidos ao conhecimento geral pela comunicação social, que contribuem para
suscitar o entusiasmo e a curiosidade pelos fenómenos astronómicos, e
levantam a questão de a escola possuir ou não condições e meios, no seu
espaço físico, para promover aprendizagens significativas nesta área.
O presente trabalho propõe-se averiguar sobre a contribuição da utilização de
um Exploratório no 1º CEB. O estudo é composto por uma apresentação não
exaustiva do quadro geral do Ensino das Ciências (suas principais
características, nomeadamente no tema Sol-Terra-Lua, que foi a temática
seleccionada pelo grau de abstracção inerente), e de um estudo de caso
realizado no 1º ano do 1º CEB (análise e discussão dos resultados).
De entre algumas hipóteses possíveis para complementar a eventual falta de
condições e meios, seleccionou-se a de recorrer a um Centro Interactivo de
Ciência, por ser uma estrutura facilmente acessível e disponível no contexto
escolar em consideração.
No caso em estudo pretende-se contribuir para perceber se os alunos que
usufruem de actividades de ensino/aprendizagem diversificadas sobre
aspectos ligados à Astronomia, num contexto não formal – Exploratório Infante
D. Henrique em Coimbra – onde podem ser simuladas algumas observações
astronómicas, adquirem uma melhor compreensão dos fenómenos e dos
conceitos que a abordagem levanta, principalmente quando apelam a um nível
elevado de abstracção. Procura-se perceber qual a influência que o
Exploratório tem na motivação para o ensino/aprendizagem das ciências e na
promoção de competências.
Este trabalho pretende ser um testemunho na tentativa de superar as
necessidades de implementação de um Ensino das Ciências no 1º ano do 1º
Ciclo do Ensino Básico, e proporcionar aos docentes informação sobre os
resultados que podem esperar da utilização de meios necessários e
disponíveis para poderem responder, de uma forma eficaz, aos desafios
inerentes à sua prática profissional. Neste sentido espera-se contribuir para a
diversificação de estratégias de ensino/aprendizagem, bem como para
identificar alguns dos obstáculos sentidos pelos professores na abordagem de
temas abstractos.
ABSTRACT: Current subjects such as space exploration, frequently brought to the common
knowledge by media, which contributes to arouse the enthusiasm and the
curiosity for the astronomic phenomenon, which raises the question of whether
the school possesses or not conditions and ways, in its physic space, to
promote significant learning in this area.
The present work intends to investigate the contribution for learning purposes
of the use of an Exploratorium in the first cycle.
This study is not an exhausting presentation of the general picture of the
education of the sciences (its main characteristic, mainly in the subject Sun-
Earth-Moon, that was the thematic taught for the degree of inherent
abstractor), and of a study case carried through in the first year of the first
cycle.
Among some possible ways to complement the eventual lack of conditions and
ways, we chose an interactive science centre, for being a structure easily
accessible and available in the school context in consideration.
In this case it is intended to understand if the pupils who benefit from diversified
activities of teaching/learning about Astronomy, in a non-formal context –
Exploratorium Infante D. Henrique in Coimbra - where there can be simulated
some astronomic observations, acquire a better understanding of the
phenomenon and the concepts, mainly when they appeal to a big abstraction
level. We try to understand the influence the Exploratorium may have in the
motivation for teaching/learning of the sciences and in the promotion of
competencies.
This work intends to be a testimony in the attempt to overcome the necessity to
implement science study in the first year of the first cycle and to provide the
teachers data about what results to expect when using necessary and available
means that may answer in a satisfactory way to the challenges of their practice.
In this way it’s expected to contribute to the diversification of strategies of the
teaching / learning, as well as, to identify some of the obstacles felt by teachers
when approaching abstractor subjects. Mestrado em Educação